O decreto anunciado pelo prefeito ACM Neto obrigando a população a fazer uso de máscara de proteção no trânsito, transporte público municipal e ambientes de trabalho, passa a valer a partir desta quinta-feira, 23.
A medidade tem o objetivo de garantir a proteção individual e coletiva contra a Covid-19, buscando controlar a curva de crescimento da doença e prevenir um colapso do sistema público de saúde.
A máscara pode ser de qualquer tipo, inclusive caseira. O uso é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e por especialistas, apenas quando for necessário sair de casa.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) fará uma campanha de conscientização para orientar a população sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ônibus, entre os dias 23 e 26 (quinta à domingo).
As ações serão realizadas nas estações da Lapa, Pirajá, Acesso Norte, Mussurunga e em 80 pontos onde a concentração de passageiros é grande. Além disso, as estações de transbordo irão fazer a divulgação através de seus sistemas sonoros de mensagens.
A partir de segunda-feira, 27, o decreto estabelece que “o usuário do sistema que for flagrado utilizando o transporte público sem o uso da máscara será orientado a deixar o veículo, inclusive coercitivamente, se for o caso”.