Um dos principais nomes femininos do bolsonarismo na Bahia, a advogada Rebeca Martins, tem sido pressionada por lideranças políticas e pelo grupo que lhe dá apoio a sair candidata a deputada estadual.
A visão inicial era a de que Rebeca herdaria os votos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que, em 2018, foram para Dayane Pimentel (PSL).
Por ser mulher, negra e combativa, a expectativa era a de que Rebeca fosse o nome feminino do bolsonarismo mais votado na Bahia para federal, o que lhe poderia garantir uma vaga na Câmara dos Deputados.
Apesar disso, na visão de lideranças políticas, principalmente do interior da Bahia, a atual conjuntura de candidatos a deputados estaduais oferece a Rebeca a oportunidade de se eleger deputada estadual, uma vez que nomes fortes disputarão uma vaga em Brasília, como Talita Oliveira, Capitão Alden e Alexandre Aleluia, além de Roberta Roma, mulher do pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma.
Assim, a avaliação que se faz é a de que Rebeca conseguiria multiplicar o número de apoios que conta se decidir ocupar um vácuo natural feminino bolsonarista no parlamento baiano e ser candidata a estadual nas eleições deste ano.
Atualmente ela está filiada ao PTB, mas pode migrar para o PL, partido do presidente. Após publicação de Rebeca junto com Roberta, comenta-se que o destino político de Rebeca Martins está nas mãos de Roberta Roma, que tem atuado como articuladora política do ministro da Cidadania.
Fonte: Classe Política