Segundo o Inema (Instituto Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) nesta sexta-feira, 12/8, o deslocamento de uma frente fria pelo Oceano vai favorecer o aumento da nebulosidade no Sul e Sudoeste da Bahia. No decorrer do dia deverão ocorrer eventos de chuva nestas regiões, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral. Além disto, é esperada uma condição de ventos mais intensos e mar com agitação moderada. Já para o restante do Estado, a previsão é de céu com variação de nebulosidade e sem ocorrência de chuva.
Para o sábado, 13, é esperada uma mudança nas condições do tempo entre o Recôncavo, incluindo a cidade de Salvador, e o Nordeste. Com o deslocamento da frente fria ao longo do dia, os ventos deverão ficar mais intensos nestas regiões, além de ser esperada chuva com intensidade variando de fraca a moderada. Também poderão ocorrer precipitações, porém de forma isolada, em parte da Chapada Diamantina, Sul e Sudoeste. Para as demais regiões da Bahia, se mantém a previsão de céu com variação de nebulosidade e sem ocorrência de chuva.
No domingo ainda poderão ocorrer chuvas no Recôncavo, incluindo a capital baiana e RMS, sobretudo na primeira metade do dia, com possibilidade de aberturas de sol no restante do período. Já no Nordeste o céu deverá permanecer com muitas nuvens e com chuvas frequentes, sobretudo nas localidades mais próximas à divisa com Sergipe. Entre o Recôncavo e o litoral norte ainda deverá permanecer a condição de mar com agitação moderada. Outro destaque para este dia serão as temperaturas mínimas no interior do Estado, que poderão ficar abaixo de 12°C em grande parte da Chapada Diamantina e Oeste.
Tendência para o dia, 15
Para a segunda-feira, a tendência é de que a chuva fique restrita apenas ao Nordeste baiano.
Fonte: Ascom Inema/BA