Menos de um mês depois, o jornal publica uma pesquisa eleitoral com uma empresa desconhecida e inexpressiva
Uma mera coincidência ou resultado de manobra eleitoral?
Essa é a pergunta feita pela maioria da classe política e de demais lideranças candeenses com a inusitada publicação do centenário jornal baiano que atravessa uma séria crise econômica com atraso no pagamento de fornecedores e trabalhadores muitos demitidos e que procuram a Justiça para receber verbas rescisórias. O fundador Ernesto Simões Filho, e um dos maiores jornalistas da Bahia, Jorge Calmon, não aprovariam esse fato inusitado e esdrúxulo.
No sábado, 24/10, o jornal A Tarde se preocupou* em publicar uma pesquisa eleitoral feita em parceria com a empresa Potencial (que de potência nada tem) que coloca o prefeito de Candeias reeleito quando o sentimento na cidade é justamente outro porque o grupo do ex-prefeito Sargento Francisco tem 7 partidos (101 candidatos a vereador) contra 5 de Antônia Magalhães e 5 do prefeito (ambos com menos de 75 candidatos cada uma).
Nunca na história do jornal que tem o slogan “Saiu na Tarde é verdade”, mas nos últimos anos caiu em descrédito, perdeu a liderança na tiragem e entrou em grave crise financeira, o grupo publicou na primeira página uma manchete de um candidato a prefeito de uma cidade que é a 20ª população da Bahia ou 5ª na RMS (Região Metropolitana de Salvador). Para se ter uma idade, Salvador tem 3 mi de habitantes Feira de Santana 614 mil, Vitória da Conquista 314 mil e Camaçari 299 mil. A exceção de Salvador nenhuma mereceu esse destaque.
Além de disso, em setembro passado (veja foto abaixo) a Prefeitura de Candeias e o Grupo A Tarde assinaram um contrato de R$ 240 mil (duzentos e quarenta mil) para ampliar os serviços de prestação de plataformas para estudantes do ensino fundamente II, de Candeias, 7 meses depois das aulas estarem suspensas e a maioria das escolas sucateadas e em reforma exatamente no ano de eleição. Desde 2019, a gestão tem R$ 117 milhões em caixa do Fundeb, mas não fez nenhuma reforma nas unidades de ensino.
Na cidade, com 66 unidades escolares, mais da metade dos estudantes da rede municipal não têm acesso à internet em casa.
A Potencial Pesquisa, empresa contratada para a pesquisa, não tem nenhuma expertise ou know-how no assunto. No site (http://potencialpesquisa.com.br/) os números de telefone, do Rio de Janeiro, o (21) 97383.0074 a redação do BahiaOn tentou falar e pertence a um particular, o de Recife (81) 8237-6679 (não consta o dígito 9) e, assim como de Salvador (71) 3272-2110, uma gravação pede para verificar se os números não estão errados.
E pesquisa no google.com.br constam apenas 2 pesquisas da Potencial, a de Candeias, e a de Salvador, ambas de 2 dias atrás.
Também a rádio que fica em Salvador e não tem nenhuma penetração em Candeias e pertence ao grupo A Tarde tem comercial da campanha contra a covid-19, o que demonstra o descaso com a população candeense, que está entre as 10 cidades baianas com mais casos do novo coronavírus (2.534) e entre as 10 com mais mortes (63). Na cidade, não há panfletos, outdoor e o carro de som contratado por R$ 249 mil ninguém nunca ouviu no combate à pandemia.
A sede da Prefeitura foi um dos focos da doença 9pfeitom secretários, funcionários foram acometidos) e as ações constaram de demissão de mais de 50 médicos, fechamento da Policlínica, suspensão de exames como ultrassom e inobservância de regras no combate à covid-19.
NR.: Quem está á frente na opinião popular não precisa de artifícios para aumentar apoio de eleitores e vencer o pleito. Qualquer prefeito precisa ao longo do tempo fazer gestão e política. Candeias tem a 7ª maior receita da Bahia, mas escolas, postos médicos e a infraestruturas são demasiadamente carentes, em que pese o arrocho na cobrança de impostos e taxas municipais (em 3 anos e 9 meses), desrespeito aos servidores e descaso com o cidadão ou cidadã candeense. A redação se recusa a publicar pesquisas eleitorais que não confia.
Yancey Cerqueira,
Radialista DRT/BA 06