Policiais rodoviários federais abordaram, no domingo, 17/9, no Km 408 da BR 242, em trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina, uma carreta carregada com 15 mil quilos de cebola.
Foram iniciados os procedimentos de fiscalização detalhada. O motorista de 56 anos apresentou os documentos de porte obrigatório, porém não foi apresentada a nota fiscal da carga da hortaliça.
O condutor disse aos policiais que receberia a documentação comprobatória do produto pelo celular. Por se tratar de transporte de mercadoria sem nota fiscal, a ocorrência foi encaminhada para a Sefaz (Secretaria de Fazenda Estadual) ficou responsável para os procedimentos administrativos, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.
Vale ressaltar que toda operação de circulação de mercadoria ou prestação de serviço deverá ser acompanhada de documento fiscal hábil. A nota fiscal também possibilita a checagem da procedência e idoneidade da carga, além de permitir a fiscalização do excesso de peso nas rodovias.
Fonte: Nucom / PRF/BA





