Essa prática coloca em risco a segurança no trânsito devido ao comprometimento da suspensão e sistema de freios, além de aumentar o desgaste do asfalto
Policiais do GFT (Grupo de Fiscalização de Trânsito) da PRF (Policiais Rodoviários Federais), em Simões Filho, na RMS (Região Metropolitana) a 22 km de Salvador, retiveram doze caminhões que, juntos, possuíam 86.154 quilos de carga excedente do limite regulamentado.
As atividades aconteceram na BR 324, rodovia de alto fluxo de veículos de carga e um importante corredor para o transporte de mercadorias e bens que garantem o abastecimento em todo o Brasil, daí a necessidade de uma fiscalização constante, promovendo assim a fluidez do trânsito, conservação do pavimento, e segurança dos usuários.
Os veículos flagrados com excesso de peso, além de serem autuados pela PRF com valores progressivos conforme o peso constatado, ficaram retidos para regularização. Ou seja, esses veículos só voltam a circular após a regularização (transbordo) do peso transportado.
Vale ressaltar que o excesso de peso, além de danificar a via, causando mais riscos e problemas, também danifica os veículos, que circulam sem conseguir fazer uso adequado do sistema de freios e de suspensão, levando grande risco de acidentes.
Fonte: Nucom PRF/BA