Decisão acontece após semanas de especulação sobre troca da chefia da pasta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Paulo Pimenta, o Montanha da Lava Jato, e anunciou quem vai comandar a Secom (Secretaria de Comunicação Social). Depois de semanas de especulação com o fracasso na comunicação, o lugar do ministro Paulo Pimenta, cujo apelido na lista da Odebrecht, será ocupado pelo publicitário baiano Sidônio Palmeira, que integrou a campanha presidencial do petista em 2022. Pimenta deixa a comunicação como incapaz de limpar a imagem negativa do governo. Propaganda só vale quando o produto é bom ou conta com forças ocultas.
Lula e Pimenta se reuniram no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 7/1, e o ministro confirmou a substituição, conforme informações de O Globo.
Segundo a publicação, a troca da chefia da Secom já era discutida há alguns meses e foi acordada entre Lula e Pimenta. O ministro sairá do comando da Secom nesta quarta-feira, 8, após o ato realizado pelo governo que marca os dois anos das manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro.
Com isso, Pimenta se afasta da função na próxima quinta-feira, 9, e entrará de férias em seguida. O futuro dele no governo só será discutido após seu retorno. Já Sidônio Palmeira deve assumir a pasta na próxima semana, com posse prevista para ocorrer no dia 14. Pimenta, que estará presente no ato, ainda tem conversado com seu substituto sobre as atribuições da Secom. O processo de transição foi iniciado pela equipe de Palmeira na segunda-feira, 6, e segue nesta terça, detalhou Pimenta ao jornal.
“Estamos fazendo uma transição com Sidônio, para que a partir da semana que vem ele possa assumir a tarefa de ser novo ministro da Secom. Estamos conversando entre equipes no sentido de que possa fazer da melhor maneira possível“, disse ele, reforçando o compromisso com o êxito na Secom.
Fonte: Terra