Pontífice está internado desde 14 de fevereiro para tratar um quadro de pneumonia bilateral
O quadro de saúde do Papa Francisco ‘permanece estável dentro de um quadro complexo”, informou o Vaticano em comunicado. Devido à estabilidade no quadro clínico do pontífice, a Santa Sé prolongou o intervalo entre os boletins médicos.
De acordo com a nota, o Papa esteve na manhã desta sexta por 20 minutos na capela próxima ao seu quarto e realizou algumas atividades de trabalho, mas o “prognóstico continua reservado“.
“Conforme programado, durante o dia o papa utiliza cânulas nasais para oxigenação de alto fluxo, enquanto à noite há ventilação mecânica não invasiva. Amanhã haverá um boletim médico“, completa o Vaticano em nota.
Francisco, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Inicialmente, foi apontado um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Na última terça-feira, 20, o pontífice realizou uma tomografia, que revelou uma pneumonia bilateral.
Essa é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos — e a mais longa até agora. A primeira ocorreu em 2021, quando o pontífice passou por uma intervenção cirúrgica devido a uma diverticulite. As outras duas ocorreram em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, e em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal.
Fonte: SBT News