Imputar a LIDESP culpa pela não realização da rodada do Municipal mostra desprezar inteligência humana e quem decide sobre a utilização do estádio
A nota oficial da Secretaria de Esportes e Lazer de Serra Preta assume que é responsável pela manutenção e, então, cesso o Estádio Municipal Zelito Leite, mas tenta imputar à LIDESP (Liga Desportiva de Serra Preta) a ‘responsabilidade de suspensão da rodada que envolvia 4 equipes, 4 treinadores, dezenas de dirigentes e outras dezenas de atletas serra-pretenses e de fora da cidade’.
É do conhecimento de todos que a Liga é quem, muito bem por sinal há 8 anos, realiza a competição, por sinal, uma das mais competitivas da Região da Bacia do Jacuípe e do Portal do Sertão. Contudo, no caso em tela a LIDESP foi orientada apenas às 18h de sexta-feira, 9/5, que deveria suspender a rodada e o presidente Betinho caiu na conversa e publicou nota como se fosse ele isoladamente quem decidira. Recebeu a orientação. Se os jogos fossem mantidos, e alguém se contunde seriamente, de quem seria a culpa? da LIDESP.
A redação do Bahia On esteva na manhã deste sábado no gramado do Zelitão e, de fato, não há condições adequadas para o jogo, fato que foi diagnosticado há dias, e não ontem, essa real impossibilidade de partidas de competições do porte do Municipal, seja Masculino ou Feminino. A chuva – que não somente na sexta –, contribuiu para agravar. A redação ouviu no gramado do estádio essa situação. A suspensão da rodada é plausível, e o Bahia On concorda, porém poderia ter a Secretaria decidido na quinta pela manhã, e não somente no apagar das luzes, aos 45 minutos do segundo tempo.
Porém, reparem os erros:
01 – Não foi ontem que se sabia da grande possibilidade da suspensão dos jogos;
02 – Antes mesmo dos clubes serem informados e a LIDESP emitir a nota de ontem, clubes e desportistas já sabiam, de fonte da Secretaria de Esportes, que não haveria rodada;
03 – A propriedade, conservação e cessão do Estádio é de responsabilidade hoje Secretaria, que representa a Prefeitura, e não da Liga. Se a Secretaria não ceder – por qualquer motivo razoável e, isso pode acontecer – não é a LIDESP que vai programar jogos;
04 – A demora da decisão foi dos integrantes da Secretaria. Hoje, a redação ouviu de desportistas dentro e fora do estádio, que o campo apresentava problemas. Mas só a Secretaria – jovem e imatura, então – poderia ter sido – e esperasse que seja numa próxima oportunidade – ou a técnicos da área civil ou da PM – podem cancelar partidas;
5 – Esse erro está recorrente. Na festa do Sábado de Aleluia, que muitos querem, ficou patente a desorganização. Bandas que trocaram de horário, atraso no começo e desenvolvimento da festa e banda que foi orientada a parar porque a PM avisou que o horário acaba. Coincidência ou não, a diretora de Eventos também tem pouca ou quase nenhuma experiencia no setor, assim como o secretário de Esportes no campo esportivo;
06 – O Estádio Municipal foi construído com dinheiro público pelo ex-prefeito Zelito Leite, reformado várias vezes, inclusive, recentemente, com erário municipal e federal, mas que hoje tem poder de mando é a Secretaria de Esportes e Lazer, delegada que é pela Prefeitura de Serra Preta, e ganham para tomar decisão.
Disse aos senhores Geovane Barreto, Luciano Cruz e Josafá, ainda dentro do gramado que: “O responsável se sabe quem é; ali procurava o culpado pelo adiamento”. Fica claro que a Secretaria de Esportes protelou a decisão, e os prejuízos dos Clubes e da Liga (por toda a programação suspensa) precisam ser discutidos.
Yancey Cerqueira. Dr. h.c
Radialista DRT/BA 06