Presidente dos Estados Unidos criticou décadas de política iraniana e pressionou por paz no Oriente Médio
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite de sábado, 21/6, que os ataques ao Irã podem se tornar ainda mais intensos caso o país decida retaliar, e pressionou por paz no Oriente Médio.
Em pronunciamento, o mandatário americano detalhou os bombardeios a três instalações nucleares iranianas. “A Força Militar dos Estados Unidos fez um ataque preciso em três instalações nucleares centrais no regime iraniano, Fordow, Natanz e Isfahan. Todos ouviram esses nomes por anos, enquanto eles construíam esse empreendimento destrutivo terrível“, disse ele.
Segundo Trump, o objetivo foi a destruição da “capacidade de enriquecimento nuclear do Irã” e parar com a ameaça nuclear “dada pelo estado número um que patrocina o terror no mundo”. “Hoje à noite eu posso dizer que nós fizemos ataques espetaculares“, acrescentou durante seu pronunciamento.
O presidente afirmou que as capacidades nucleares do Irã foram completamente “e totalmente obliteradas” e criticou décadas de política iraniana.
“O Irã, o agressor do Oriente Médio, agora deve fazer paz e isso será muito mais fácil. Nos últimos 40 anos o Irã tem dito: ‘Morte à América, morte à Israel’. Eles têm assassinado nosso povo, explodindo nossas armas, atacando pessoas com armas. Nós perdemos mais de mil pessoas, e centenas de milhares morreram no Oriente Médio. E em todo o mundo, como resultado de seu ódio em especial, muitos foram assassinados pelo general Qassem Soleimani“, afirmou o republicano.
O mandatário norte-americano ainda agradeceu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, destacando que ambos trabalharam em conjunto. Trump também fez um agradecimento às forças militares israelenses e americanas pelo trabalho realizado.
“Eu espero que não precisemos mais usar mais esses serviços nesse nível. Isso não pode continuar. Haverá paz ou uma tragédia ainda maior para o Irã, maior do que vimos nos últimos oito dias. Há muitos alvos ainda no local. Esta noite foi a mais difícil de todas e talvez a mais letal. Mas se a paz não vier rapidamente, nós iremos atrás desses outros alvos com precisão, velocidade e capacidade. Muitos deles podem ser destruídos em questão de minutos. Não há força militar no mundo que possa fazer isso. E nós fizemos isso essa noite. Nunca uma força militar poderia fazer o que fizemos pouco tempo atrás“, disse o presidente.
Fonte: Terra