A Justiça Eleitoral da 155ª Zona, em Feira de Santana, desaprovou as contas do partido Avante em Serra Preta referentes às eleições de 2024. O partido teve eleito o prefeito Franklin Leite e os Fabrício de Fidélis e Vilma do Peixe. A decisão, proferida pela juíza Lisiane Sousa Alves Duarte, destaca a apresentação intempestiva da prestação e a omissão de informações essenciais, como a movimentação financeira de R$ 17.372,02 constatada em extrato bancário, mas não declarada oficialmente pelo partido.
Segundo análise técnica do TRE (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), houve divergência entre os dados enviados à Justiça Eleitoral e os extratos das contas bancárias, o que impediu a verificação da origem e aplicação dos recursos de campanha. A ausência de documentos e falhas de transparência foram consideradas vícios graves e insanáveis.
Com a decisão, as contas da direção municipal do Avante, presidida por Elizeu Silva de Santana e com Josemar Santos da Ressurreição como tesoureiro, foram julgadas irregulares, e o partido deverá ter a anotação da desaprovação registrada no Sistema de Contas Partidárias.