O Esquadrão marcou cinco gols na goleada sobre o Confiança na final da competição
O Bahia se tornou o maior campeão da Copa do Nordeste e coroou a temporada que vem fazendo com o segundo um título, na goleada sobre o Confiança em casa, na Fonte Nova, que rendeu ao Esquadrão centésimo gol na temporada.
Criando os próprios talentos e colhendo todos os frutos, o Bahia contou com um hat-trick de Tiago, cria da base tricolor, para consagrar um agregado insuperável contra o Dragão. Com 9 a 1 no placar no intervalo, o Esquadrão passou praticamente 90 minutos comemorando o quinto título na Fonte Nova lotada por 48.637 espectadores.
Além de Tiago, marcaram gols Rezende e Lucho Rodríguez, que se alternou com Tiago na artilharia do Nordeste. Quando a partida foi iniciada, Lucho saía na frente com quatro e Tiago vinha com três. No primeiro gol, o cria da base empatou, sendo superado pelo uruguaio no segundo e o superando mais uma vez com seus dois outros gols, que o tornaram o primeiro jogador na história a marcar um hat-trick na final do Nordeste.
Não precisou de mais de um segundo de bola rolando para que o Bahia começasse a mostrar o quanto queria a quinta taça. Pressionando o Confiança com firmeza desde o início do jogo, o Tricolor já despontava a realidade de abrir o placar.
Quatro minutos depois do apito, ele veio. Pela esquerda, Rodrigo Nestor cruzou para Tiago, que mandou direto no fundo das redes e empatou na artilharia do Nordestão com Lucho, Erick e Neto.
A Fonte Nova já era caldeirão. Entre bandeirões, fumaças vermelhas e azuis e gritos de todos os lados, o time era empurrado para frente com facilidade, com a festa aumentando ainda mais apenas seis minutos depois.
Um cruzamento de Iago Borduchi pela esquerda encontrou Lucho Rodríguez para ampliar o placar, e colocou o uruguaio novamente no topo da artilharia do campeonato, ranking prestes a ser alterado mais uma vez.
Aos 17 minutos do primeiro tempo, mais um na conta. Vindo de um escanteio da direita, a bola encontrou Sidney, foi para Rezende e dele, para o gol. Mas três – e um 7 a 1 no agregado – não bastavam.
Aos 36 minutos, veio mais um. De escanteio, Iago buscou a bola para cruzar para Tiago na área, que mandou de cabeça direto no gol e voltou ao topo da artilharia. Três minutos depois, aumento no marcador, com Rodrigo Nestor mandando mais uma bola para Tiago que chegou ao seu hat-trick na partida e o gol número cem do Esquadrão na temporada.
Foi com cinco gols que o Bahia descansou no intervalo, comemorando a marca do centésimo gol marcado por cria de sua própria base. Na temporada inteira, só Bahia e Flamengo passaram da marca, reafirmando a temporada histórica que o Esquadrão vem desenhando. Logo atrás, chegam Fluminense e Palmeiras, com 84 gols cada.
Voltando do intervalo em meio à chuva de gols, o Bahia começou a modificar o time, colocando o capitão Everton Ribeiro em campo para ganhar o primeiro Nordeste da carreira e fazendo uma troca inusitada no gol, dando a Danilo Fernandes a chance de voltar ao campo pelo Esquadrão após Ronaldo cair no gramado.
Na segunda etapa, as maiores chances do Bahia eram criadas em cruzamentos, com trocas de passes que mantiveram o ritmo de jogo na Fonte sob o controle do Tricolor. No elenco do Esquadrão, Lucho era um dos que mais buscava o gol, mandando algumas bolas nas mãos de Allan e sonhando com a artilharia do campeonato.