SEJA NOSSO LEITOR REPÓRTER

MANDE VÍDEOS OU MENSAGENS COM INFORMAÇÕES DE INTERESSE DA COMUNIDADE, NO WHATSAPP:

(71) 98152-1147
  • Página Inicial
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Turismo
Menu
  • Página Inicial
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Turismo

Anvisa proíbe venda de marcas de sal, azeite e doce de leite por irregularidades

by Yancey Cerqueira
23 de janeiro de 2026
A A
Governo proíbe venda de 9 marcas de azeite de oliva

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Órgão determinou a proibição da venda, distribuição e consumo de três produtos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou, na quinta-feira, 22/1, a proibição da venda, distribuição e consumo de três produtos: sal grosso, azeite de oliva e doce de leite. Os itens deverão ser recolhidos do mercado após a identificação de irregularidades.

No caso do Sal Marinho Grosso Iodado da marca Marfim, fabricado pela empresa M. Gomes Praxedes, a medida é válida apenas para o lote 901124. Segundo a agência, o lote foi suspenso após reprovação no teste de teor de iodo, conforme Laudo de Análise Definitivo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).

O iodo é um mineral adicionado obrigatoriamente ao sal de cozinha para prevenir sua deficiência no organismo, condição que pode causar bócio, aumento da tireoide, e provocar diversos problemas no desenvolvimento do feto durante a gestação, entre outras complicações.

Já o azeite de oliva extravirgem da marca Terra das Oliveiras teve a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo proibidos pela Anvisa.

De acordo com a agência, o produto possui origem desconhecida e estava sendo anunciado na plataforma de compras Shopee. Além disso, a empresa JJ Comercial de Alimentos Ltda., CNPJ 37.815.395/0001-90, informada no rótulo como importadora, teve o CNPJ extinto em 8 de janeiro de 2025, após encerrar voluntariamente suas atividades.

Também foi determinado o recolhimento do Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito, fabricado em 25 de junho de 2025. O produto, da empresa JF Indústria, Comércio de Doces e Laticínios Ltda., teve a comercialização, distribuição e consumo suspensos.

A suspensão ocorreu devido à ausência de identificação do lote e à reprovação no teste de determinação de ácido sórbico, realizado pelo Lacen-DF. O ácido sórbico é um conservante utilizado para evitar a proliferação de microrganismos responsáveis pela deterioração dos alimentos.

Relacionado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 - BahiaON - www.bahiaon.com.br - Todos os direitos reservados