Onze dos 12 Clubes participaram do Conselho Técnico que começou a alinhar as regras para o Municipal Masculino 2026
A LIDESP (Liga Desportiva de Serra Preta) realizou, na sexta-feira, 23/1, o primeiro Arbitral para a definição do Regulamento do Campeonato Municipal de 2026 com a participação de 11 dos 12 Clubes que disputam a competição este ano.
Com direção do presidente da LIDESP, Roberto Pires (Betinho), o Conselho Técnico decidiu os grupos, números de jogadores de fora que podem ser contratados, data da abertura e primeiro jogo.
Os grupos foram assim definidos por sorteio:
Grupo A –
Bahia
Bravo Sport
CDL
Juventude
PSG
Renascer
Grupo B –
Bravolândia
Ipiranga
Juventus
Macaco
Peixe
União.
A decisão do Regulamento é do Clubes e, por margem apertada (6 a 5), os 11 participantes do Arbitral, decidiram pelo aumento de reforços, que antes era de 5 inscritos, 3 jogavam e o goleiro livre, e passa para 6 jogadores contratados de outros municípios, sendo que 4 jogam e o goleiro livre.
O jogo de abertura vai ser realizado no dia 1º/3, a partir das 15h, no Estádio Zelito Leite entre Juventus, atual campeão, e União. Nesse caso um fato interessante. O ex-presidente do Juventus participou de uma eleição que foi anulada e, no segundo pleito, foi derrotado. De imediato, assumiu a diretoria do União e levou alguns bons jogadores. Um jogo que promete espetáculo.
Outra definição do Arbitral foi o aumento de credenciais para os Clubes de 28 para 35 por jogo.
Participaram do Arbitral, além do presidente da LIDESP, Roberto Pires, o vice-presidente Geovane Barreto, os diretores prof. Luciano, os advogados da Liga, Mário Ângelo, e colaborador e Joílson Azevedo. Pela Secretaria de Esportes e Lazer, o titular da pasta Eliúde Miranda, e diretor de Esporte, Josafá Souza.
NR.: A real expectativa da redação do Bahia On este ano é que a Secretaria dê o apoio financeiro e logístico, como em quase todas as cidades, sem buscar uma ‘intervenção branca’ na LIDESP, ou seja, ‘querer mandar na organização da competição e ditar normas durante as partidas’. Esse papel é da LIDESP.





