O senador negou ontem as acusações de que um grupo ligado a ele teria recebido pagamentos mensais de R$ 3 milhões do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro
O senador Jaques Wagner (PT-BA), candidato à reeleição, negou ontem as acusações de que um grupo ligado a ele teria recebido pagamentos mensais de R$ 3 milhões do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A informação foi divulgada pelo UOL com base em uma proposta de colaboração premiada apresentada por Vorcaro, que teria relatado os supostos repasses. O material, no entanto, foi rejeitado pelaPF (Polícia Federal) e pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por falta de elementos de corroboração.
Em manifestação nas redes sociais, Wagner classificou as declarações como “completamente falsas e oportunistas” e afirmou que a divulgação teria como objetivo interferir no processo eleitoral. O senador também negou qualquer relação com Vorcaro.
“Mais uma vez, estão tentando envolver o meu nome com o escândalo do Banco Master. São declarações completamente falsas e oportunistas, criadas para interferir nas eleições”, afirmou. Segundo Wagner, a situação seria semelhante ao que ocorreu durante a eleição de 2018, quando, de acordo com ele, também foram divulgadas acusações que posteriormente não se sustentaram.
O parlamentar disse ainda que não manteve relação pessoal ou empresarial com o ex-banqueiro. “Eu nunca tive relação com o senhor Daniel Vorcaro. Repito: nunca tive relação com o senhor Daniel Vorcaro”, declarou.
Pagamentos
A proposta de colaboração citada pelo portal descreve supostos pagamentos a integrantes de um grupo político associado ao senador. Segundo a reportagem, Vorcaro afirmou que os repasses ocorreriam por meio de contratos e também em dinheiro. O ex-banqueiro, porém, teria dito que não presenciou diretamente o suposto acerto e que tomou conhecimento de parte das informações por meio de seu ex-sócio Augusto Lima, que também nega a acusação.
Autenticidade
A defesa de Vorcaro, por sua vez, afirmou não reconhecer a autenticidade e a integridade do material divulgado. A rejeição da proposta pela PF e pela PGR também significa que as alegações apresentadas no documento não foram consideradas suficientes para sustentar um acordo de colaboração.
Wagner citou ainda a atuação no Senado durante as discussões relacionadas ao Banco Master. Segundo o senador, ele assinou o requerimento para criação da CPI do Master e apresentou proposta para limitar juros como forma de proteção aos consumidores. Também afirmou ter votado contra o aumento do limite de cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).
Fonte: Tribuna da Bahia



