Uma multinacional de comércio de commodities sediada na Suíça foi alvo de uma fraude milionária ao receber pedras pintadas em vez de cobre, em uma compra de US$ 36 milhões (R$ 210 milhões)
O Mercuria Energy Group, com sede em Genebra, afirma ter sido vítima de fraude após a compra de 10 mil toneladas de cobre blister, uma forma menos pura do metal, de um fornecedor na Turquia.
A Mercuria é uma das cinco maiores negociadoras independentes de energia e operadoras de ativos do mundo.
Quando as cargas começaram a chegar à China, a empresa encontrou contêineres cheios de pedras pintadas.
No ano passado, a Mercuria havia negociado cobre blister para ser entregue na China. Cerca de 6 mil toneladas foram carregadas para embarque em mais de 300 contêineres em oito navios.
Mas antes de sua jornada de um porto perto de Istambul, o cobre foi trocado por pedras de pavimentação, pintadas com spray para se parecer com o metal semirrefinado.
A Mercuria está buscando reparação em tribunais turcos e britânicos contra o fornecedor de cobre Bietsan Bakir. A polícia turca prendeu várias pessoas por causa do esquema de cobre falso.
“Foram mantidos sob custódia suspeitos de envolvimento em várias partes desse crime organizado contra a Mercuria”, informou a empresa em um comunicado, agradecendo ao Departamento de Crimes Financeiros de Istambul.