A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, interditou 91 estabelecimentos comerciais em Salvador no final de semana. O número é resultado das 1.051 vistorias realizadas para assegurar o cumprimento das medidas restritivas estabelecidas pela prefeitura por causa da pandemia do novo coronavírus. Cinco alvarás de funcionamento foram cassados.
De acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (13), as fiscalizações acontecem desde a sexta (10), quando foram realizadas 317 vistorias em 46 bairros. Foram alvo das ações 288 bares e restaurantes, 15 clínicas, quatro quadras e campos de futebol, oito barracas de chapa e um veículo com atividade sonora. Dez bares e uma barra foram interditados.
No dia seguinte, 378 estabelecimentos foram vistoriados em 51 bairros, entre eles 298 bares, restaurantes e depósitos de bebidas. No sábado (11), os agentes vistoriaram também uma casa de eventos, 67 clínicas de estética, salões de beleza e barbearias, seis quadras e campos de futebol, quatro barracas e dois veículos com atividade sonora. Três alvarás foram cassados e 51 estabelecimentos, interditados.
Já no domingo (12), os alvos foram 356 estabelecimentos de 52 bairros da capital baiana. Os agentes visitaram 286 bares e restaurantes, 41 clínicas de estética, salões de beleza e barbearias, duas quadras e campos de futebol, 11 barracas de chapa, seis veículos com atividade sonora e dez pontos com aglomeração de pessoas. Na ação, 30 estabelecimentos foram interditados e dois pontos comerciais tiveram alvará cassado.
Desde o início da fiscalização, em 18 de março, agentes da Sedur realizaram 7.586 vistorias. Ao todo, 537 estabelecimentos foram interditados e 71 tiveram o alvará de funcionamento cassado.