Jacuipense, Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus avançaram na competição. Melhores classificados na primeira fase decidem a vaga na final em casa
Os quatro classificados para a segunda fase do Baianinho, organizado pela FBF (Federação Bahiana do Fracasso) e pago pelo Governo da Bahia com dinheiro público, foram definidos na quarta-feira, 16/3, e não vai ter a presença da dupla Ba-Vi pela primeira vez. Depois da conclusão da 9ª rodada, o time do Jacuipense ficou na liderança da disputa, seguido de Bahia de Feira, Atlético de Alagoinhas e Barcelona de Ilhéus.
Com os resultados das partidas, a primeira semifinal do torneio estadual será entre o Leão do Sisal e a Onça Pintada. O segundo jogo da disputa fica por conta do Tremendão contra o Carcará, em uma reedição da final do Baianinho de 2021.
Pelo regulamento da competição estadual, as partidas das semifinais serão realizadas em jogos de ida e volta. Os 2 melhores colocados na primeira fase decidirão a vaga na final em casa.
Última rodada
Líder isolado da competição, o Jacuipense perdeu a segunda partida seguida, após passar quase toda a primeira fase com 100% de aproveitamento. Jeam e Isaias colocaram o Leão do Sisal na frente, mas o Carcará virou no 2º tempo com Jeferson, Emerson e Gabriel Esteves.
No Manoel Barradas, o Bahia de Feira saiu na frente após Eduardo Rosada antecipar o cruzamento e cabecear para o fundo do gol. Ainda na primeira etapa, Alisson Cassino igualou o marcador após pegar a sobra em escanteio. No segundo tempo, Eduardo arriscou de fora da área e acertou o ângulo do goleiro Adilson, dando a vitória ao Leão.
Já na Fonte Nova, o Bahia atropelou o Vitória da Conquista. Daniel abriu o placar para o Esquadrão e o atacante colombiano Hugo Rodallega marcou duas vezes. Todos os gols foram marcados na etapa inicial.
Em Cruz das Almas, o Barcelona de Ilhéus abriu dois gols de vantagem contra o Doce Mel nos primeiros 45 minutos, com Gianlucas e Kel Baiano. Na etapa final, o Azulão tentou reagir com Elionay, mas não foi o suficiente.
No Adauto Morais, o torcedor da Juazeirense respirou aliviado. Após iniciar a última rodada na lanterna da competição, o Cancão de Fogo conseguiu dois gols com Deysinho e Clebson. O resultado livrou o time de Juazeiro do Z-2.
Rebaixados
Depois o fim da última rodada do certame, o rebaixamento ficou por conta do Vitória da Conquista e Unirb. O Bode iniciou o jogo fora das duas últimas posições, mas o triunfo da Juazeirense empurrou a equipe verde e branca para o 9º lugar.
Já o Unirb não resistiu a segunda temporada na elite do futebol baiano. A equipe que estreou na Primeira Divisão em 2021 ficou na lanterna do torneio e vai disputar a Série B do Baianinho em 2023.