Jornada de trabalho média no Brasil é de 39 horas semanais; PEC busca redução do expediente para 36 horas semanais. Quase todos à frente são países desenvolvidos
A PEC (proposta de emenda à Constituição – que contém até erros de matemática) que prevê o fim da escala de trabalho 6×1 parece ganhar força na Câmara dos Deputados. Um dos temas em discussão é a carga horária semanal. O Brasil é um dos países do G20 em que parte da classe laboral mais se trabalha semanalmente, de acordo com dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A jornada de trabalho média no Brasil é de 39 horas semanais, a 11º maior carga entre as maiores economias do mundo. Encabeçada por deputada do PSOL-SP, a proposta pela redução da jornada prevê expediente máximo de 36 horas semanais, (ou 4×3 – também tem erro porque 4d x 8h dá 32h e não 36h) mas o texto ainda não tem as assinaturas para começar a tramitar no Congresso.
Em termos de renda per capita, o Brasil é o 21º do mundo, atras inclusive da Argentina, do México e da Rússia com populações muito menores. No quesito produtividade (produção por hora de cada trabalhador) o Brasil ocupa apenas a 62ª posição no muno.
O país do G20 com a menor jornada é o Canadá, com média de 32,1 horas semanais trabalhadas. Na sequência, aparecem Austrália (32,3 horas) e Alemanha (34,2 horas). Os países do grupo econômico global com maior jornada são Índia (46,7 horas) e China (46,1 horas). A Arábia Saudita, que também faz parte do grupo, não informa a jornada média dos trabalhadores.
A OIT afirma que a carga horária adequada é uma das partes centrais do trabalho decente e que essa variável traz impactos diretos no bem-estar e nas condições de vida dos trabalhadores. No Brasil, uma petição online já conta com 1,3 milhão de assinaturas em apoio à redução do expediente de trabalho.
Ranking da menor para a maior jornada
Canadá (31,1 horas semanais)
Austrália (32,3 horas semanais)
Alemanha (34,2 horas semanais)
França (35,9 horas semanais)
Reino Unido (35,9 horas semanais)
Itália (36,3 horas semanais)
Japão (36,6 horas semanais)
Espanha (36,7 horas semanais)
Argentina (37 horas semanais)
Estados Unidos (38 horas semanais)
Coreia do Sul (38,6 horas semanais)
Brasil (39 horas semanais)
Rússia (39,2 horas semanais)
Indonésia (40 horas semanais)
África do Sul (42,6 horas semanais)
México (43,7 horas semanais)
Turquia (43,9 horas semanais)
China (46,1 horas semanais)
Índia (46,7 horas semanais)
Fonte: Terra