Vitória e Náutico estarão frente a frente, hoje, às 20h, no Manoel Barradas, pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de ser a estreia do Leão em casa na competição nacional, a partida marca o retorno de alguns atletas, hoje no Timbu, à Toca. A situação que liga um alerta nos rubro-negros: atenção à ‘Lei do Ex’!
A tal lei, uma das poucas que funciona na República Federativa do Brasil, entra em vigor sempre que um atleta enfrenta um ex-time e marca um gol. No vai e vem de transferências que é o futebol nacional, é comum o embate entre jogadores e ex-clubes, mas o que vai acontecer hoje no Barradão chama atenção pelo excesso de ex’s.
A provável escalação do Náutico traz quatro atletas que já vestiram a camisa do Vitória: Marciel, Vinícius, Erick e Kieza. Os três últimos, inclusive, formam o trio de ataque dos pernambucanos, o que só potencializa as chances da ‘Lei do ex’ entrar em ação na partida desta noite.
Em comum, além da passagem pela Toca do Leão, o trio também compartilha o fato de não ter vivido bons momentos de vermelho e preto. Erick e Vinícius, cada um com cinco gols só na atual temporada pelo Timbu, somam apenas quatro bolas na rede nos tempos de Vitória. O primeiro fez três em 32 jogos, e o segundo marcou um em 20.
Kieza foi o que ficou mais tempo na Toca, e teve também os melhores números: 25 gols em 80 jogos entre 2016 e 2018. Mas o rendimento abaixo do que ele apresentou antes no rival Bahia sempre foi algo que incomodou a arquibancada rubro-negra, até o jogador ser negociado sem deixar saudade.
Não pense que o número de ‘ex’ envolvidos na partida acaba nos quatro jogadores do Náutico. Embora ele não possa fazer gol hoje, Hélio dos Anjos, técnico dos pernambucanos, também já foi comandante do Vitória, e por isso pode receber a alcunha de ‘ex’. As passagens do treinador pela Toca foram em 19992, 96, 98 e 2004. Sempre com Paulo Carneiro, atual presidente do Leão, na gestão do clube.
No lado Rubro-Negro, o representante que pode colocar a ‘Lei do ex’ em vigor é Roberto. Ele, inclusive, deve ser a única novidade na escalação titular, mas não porque já jogou no Náutico. A entrada do lateral-esquerdo acontece devido a ausência de Pedrinho, que cumpre suspensão e está entregue ao departamento médico.
“Conheço bastante os jogadores lá, joguei junto, então sei da qualidade deles. Sei de alguns defeitos deles também. O professor já tem passado isso para a gente no vídeo. Então, dá para chegar e fazer um bom resultado dentro de campo”, disse o lateral-esquerdo do Leão.
Postura
Roberto já foi titular do Vitória sete vezes na temporada. A última partida dele foi na semana passada, contra o Internacional. O lateral, que entrou ainda no primeiro tempo daquela partida, usou o confronto da Copa do Brasil para cobrar uma postura diferente contra o Náutico, hoje, pela Série B.
“Temos que ser mais agressivos, impor nosso ritmo de jogo, porque estamos dentro de casa e a obrigação de vitória é nossa”, disse Roberto, ontem, durante entrevista coletiva na Toca do Leão.
Ficha Técnica
Vitória x Náutico
LOCAL: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador,
Hora: 20h
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Rafael Trombeta (trio do PR)
Vitória: Ronaldo; Raul Prata, Marcelo Alves, Wallace Reis e Roberto; Gabriel Bispo; Fernando Neto e Guilherme; Soares, David e Samuel. Técnico Rodrigo Chagas
Náutico: Alex Alves; Hereda, Wagner Leonardo, Camutanga e Bryan; Djavan, Marciel e Jean Carlos; Erick, Vinícius e Kieza. Técnico Hélio dos Anjos.