E o Vitória conseguiu segura a tentativa de festa completa no último ato de Gabigol com no rubro-negro carioca, apesar de muita participação de companheiros e a torcida no Maracanã com mais de 67 mil pagantes neste domingo, 8/12. O camisa 99 começou tentando duas finalizações mesmo marcado e mostrou alguma disposição. Em jogo com poucas pretensões do lado carioca, a equipe baiana foi quem deu o primeiro golpe. Com o gol, Alerrandro se tornou artilheiro da competição ao lado de Yuri Alberto do Corinthians.
Com vaga na próxima Copa Sul-Americana, o Vitória abriu o placar aos 15 minutos com o artilheiro Alerrando. Carlos Eduardo cruzou fraco, a defesa do Flamengo se atrapalhou, Rossi saiu errado e o centroavante deu um toque sutil para marcar o primeiro. Este foi seu 15º gol no Brasileiro. O Flamengo termina a competição em 3º lugar e o Vitória na 11ª posição.
O Flamengo não fez um primeiro tempo de encher os olhos, mas criou algumas oportunidades. Gerson e Wesley foram os destaques pelo lado direito do gramado, com as principais do primeiro tempo, mas o time desperdiçou no terço final.
Segundo tempo agitado
No retorno para a segunda etapa, logo aos 13 minutos, Gabigol coroou a despedida com um gol, fazendo valer toda a participação ao longo do jogo. Pulgar achou bom passe, Michael deixou passar e o camisa 99, que conquistou 13 títulos pelo Rubro-Negro, tocou na saída de Lucas Arcanjo para deixar tudo igual e levantar o Maracanã.
A partida ganhou em emoção principalmente após a marca dos 25 minutos. O Flamengo tentou boas triangulações, se movimentou perto da área do Vitória, mas, em uma jogada individual e que parecia pouco proveitosa, o Leão marcou novamente.
Aos 29, o Vitória subiu em contra-ataque após erro de De la Cruz. Janderson carregou pelo lado esquerdo, viu a marcação encostar na entrada da área, mas cortou para a perna direita e acertou um lindo chute na “bochecha” da rede, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro Rossi. O Fla não deixou a equipe baiana comemorar. Pouco tempo depois, aos 34, Ayrton Lucas tabelou pela esqueda com Pulgar e bateu da entrada da área com a perna direita. A bola tocou na trave e entrou para deixar tudo igual novamente.
Logo após o gol de empate, Gabigol deixou o gramado do Maracanã ovacionado por torcedores. No banco de reservas, cumprimentou todos os companheiros de elenco, fez a tradicional comemoração com Bruno Henrique e se emocionou.
Em campo, as equipes pouco produziram no restante e o empate foi confirmado. O Vitória, por sua vez, conseguiu a vaga para a próxima Copa Sul-Americana.
Ficha Técnica
Flamengo 2 x 2 Vitória
Local: Maracanã
Data e hora: 8/12 (domingo), às 16h (de Brasília)
Arbitragem: Lucas Casagrande
Assistentes: Neuza Ines Back e Victor Hugo Imazu
Flamengo: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, David Luiz e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo (De la Cruz) e Gerson; Bruno Henrique (Michael), Plata (Luiz Araújo) e Gabigol (Alcaraz). Técnico: Filipe Luís.
Vitória: Lucas Arcanjo, Raúl Cáceres, Edu, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller (Caio Vinícius), Willian Oliveira (Luan Vinícius) e Machado (Léo Naldi); Gustavo Mosquito (Janderson), Carlos Eduardo (Willean Lepo) e Alerrandro.
Gols: Gabigol 13’/2ºT e Ayrton Lucas 34’/2ºT (FLA); Alerrandro 15’/1ºT e Janderson 29’/2ºT (VIT)
Cartões amarelos: Carlos Eduardo e Edu (VIT).
Brasileiro 2024
O campeão foi o Botafogo com 76 pontos, seguido do Palmeiras com 70. A quarta posição ficou com o Fortaleza, a quinta com o Internacional e a sexta e última com vaga direta na Libertadores com o São Paulo. Corinthians e Bahia ficam as vagas da pré-Libertadores. Além do Vitória, Cruzeiro, Vasco e Atlético Mineiro disputam a Sul-Americana. Se salvaram da queda, o Fluminense, Grêmio, Juventude e Bragantino. Caíram para a segunda divisão Athletico Paranaense, Criciúma, Cuiabá e Atlético Goianiense.