O mês de dezembro segue marcado por tempo fechado e chuva em Salvador. Não foi diferente na manhã desta quinta-feira, 9/12, quando a precipitação deixou ruas alagadas e causou transtornos a moradores e motoristas por grande parte da capital baiana.
De acordo com a Defesa Civil de Salvador, durante toda a manhã, o bairro mais atingido foi a Federação, com 49,2 mm de chuva entre às 6h e 12h. A região do Centro, Brotas, Santa Luzia do Lobato, Capelinha, Calçada, Barbalho, IAPi e Águas Claras também foram atingidas.
A chuva também causa problemas para quem quer se locomover pela cidade. Segunda a Transalvador (Superintendência de Trânsito de Salvador), o tráfego é intenso nas principais vias da cidade, com as avenidas Paralela, Adhemar de Barros, Garibaldi e San Martin, a última também com pontos de alagamentos.
Nos nove dias do mês de dezembro já foram registrados mais de 120 mm de chuva no acumulado de alguns bairros, como o caso é o caso do Caminho das Árvores, Stiep, Engenho Velho de Brotas e Federação. Em toda a capital baiana a média é de 87,6 mm, bem acima da normal climatológica, de 58,1 mm.
Interior
O deslizamento de um barranco no município de Itamaraju, Sul da Bahia, deixou três pessoas mortas na quarta-feira, 8, na Avenida Espírito Santo.
Desde a noite de terça-feira, 7, municípios do Sul da Bahia registraram forte chuva.
As vítimas são da mesma família – o tio, de 26 anos, e os dois sobrinhos, de 4 e 9 anos. Outras três pessoas conseguiram deixar o local e tiveram apenas alguns ferimentos.
De acordo com a Defesa Civil, quatro casas foram soterradas, mas os outros moradores deixaram o local assim que as chuvas iniciaram devido ao risco da área.
Em nota, a Prefeitura de Itamaraju informou que, devido as fortes chuvas, muitas famílias ficaram desabrigadas e, com o alerta acionado pela Defesa Civil, a equipe de secretariado, SAMU, Polícia Militar e Civil, Bombeiros, vereadores e toda sociedade civil se juntaram para ajudar os afetados.