Mesa Diretora da Casa representou contra parlamentar com pedido de suspenção cautelar do mandato por seis meses
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu suspender, nesta terça-feira, 15/7, em representação à Mesa Diretora da Casa em medida cautelar, o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG) por 3 meses.
O relator foi o deputado Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM) e decisão foi aprovada por 15 voto a 3. A suspenção do parlamentar é imediata e um processo será instaurado para análise de outras possíveis medidas. Em maio deste ano, uma medida semelhante de iniciativa da Mesa foi aprovada no colegiado e afastou o deputado Gilvan da Federal (PL-ES).
Janones ofendeu o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) com declarações de teor homofóbico, durante sessão.
A ação, assinada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e por outros membros da Mesa Diretora, é movida sob a justificativa de “procedimento incompatível com o decoro parlamentar” durante a sessão de quarta-feira, 9/7. Na ocasião, o parlamentar se envolveu em um bate-boca com deputados do PL enquanto Nikolas Ferreira (PL-MG) discursava no plenário.
A Mesa protocolou a representação depois do corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA), enviar um ofício sobre o caso para a cúpula da Casa. O Partido Liberal (PL) chegou a apresentar, na quinta-feira, 10/7, uma representação na corregedoria por suposta quebra de decoro parlamentar.