O Bahia está na final da Copa do Nordeste. Na noite de sábado, 24/4, depois de empate por 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor baiano eliminou o Fortaleza nos pênaltis por 4 a 2. O Ceará, que eliminou o Vitória, é o adversário do Bahia, e repetem a final de 2020.
As duas partidas finais serão disputadas nos próximos sábados, dias 1° e 8 de maio.
Gilberto, Galdezani, Rodriguinho e Conti converteram as cobranças do Bahia, enquanto Lucas Crispim e Ederson marcaram para o Fortaleza. Felipe Alves até defendeu a penalidade de Juninho Capixaba, mas Matheus Teixeira foi mais feliz, ao evitar os chutes de Bruno Melo e Robson.
Com a bola rolando, o Fortaleza fez um jogo ruim. A proposta inicial de marcar o meio de campo do Bahia até deu certo, com o tripé de volantes formado por Jussa, Ederson e Gustavo Blanco. Porém, o time da casa teve imensas dificuldades de saída de jogo e não conseguiu criar situações reais de gol.
Na primeira etapa, o Bahia teve duas ótimas chances, ambas com Rossi. Uma explodiu no travessão e outra passou por cima do gol.
Na segunda etapa, o panorama do jogo foi o mesmo. O Esquadrão teve mais posse de bola e controlou as ações. O Fortaleza apenas se defendeu e tentava encaixar contra-ataques com ligações diretas, o que não ocorreu.
A postura do time da casa incomodou. Na reta final do jogo, o Fortaleza deixou bem claro que queria levar a decisão para os pênaltis, enquanto o Bahia corria atrás de um gol para tentar o resultado ainda no tempo normal.
No fim das contas, acabou sendo premiado o time que mais buscou o resultado positivo e a classificação com a bola rolando.
Ficha Técnica
Fortaleza 0 (2) x 0 (4) Bahia
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data-Hora: 24/04/2021 – 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL)
Auxiliares: Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Carlinhos, Tinga (FOR); Thaciano, Nino Paraíba, Jonas (BAH)
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Marcelo Benevenuto e Carlinhos (Bruno Melo, aos 0’/2ºT); Éderson, Matheus Jussa e Gustavo Blanco (Matheus Vargas, aos 14’/2ºT); Robson, David (Lucas Crispim, aos 43’/2ºT) e Wellington Paulista (Romarinho, aos 26’/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.
Bahia: Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Juninho Capixaba, aos 36’/2ºT); Patrick de Lucca (Jonas, aos 36’/2ºT), Daniel (Matheus Galdezani, aos 19’/2ºT) e Thaciano (Lucas Araújo, aos 29’/2ºT); Rodriguinho, Rossi (Óscar Ruíz, aos 28’/2ºT) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.