De acordo com moradores do Oeste baiano, demora no atendimento chega a até 12 horas
Filas de ambulâncias em frente ao Hospital Geral do Oeste, em Barreiras, no Oeste baiano, nos últimos dias, estão chamando a atenção da população. Em vídeos que começaram a circular nas redes sociais, desde a quinta-feira, 5/6, é possível ver até seis ambulâncias enfileiradas na unidade. De acordo com moradores, a fila já chegou a ter até dez veículos e a espera para conseguir a internação dos pacientes transportados chegou a 12 horas.
“Não teria vaga na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] do Hospital do Oeste. De fato, o hospital tem UTI. O que não tem é vaga em decorrência da demanda“, disse a advogada Maria Adail, que também é uma liderança na área de Saúde da cidade, em entrevista à rádio Oeste FM.
Adail ainda lembrou a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT) à Barreiras esta semana. “Eu soube que ontem [terça-feira (3)], o governador do estado estaria em Barreiras, inaugurando o aeroporto ou algo similar. É importante para a economia, o aeroporto de Barreiras, tudo isso. Mas não vai ter povo feliz, se este povo não tiver saúde para conviver na sociedade em paz. […] A doença não marca hora, ela chega. E é preciso que as autoridades entendam isso. E, principalmente, o senhor governador do Estado da Bahia“, acrescentou.
A visita que ela se refere foi feita pelo governador, juntamente com a secretária nacional de Aviação Civil, Thairyne Oliveira, na última terça-feira, 3/, para discutir investimentos no setor. No dia, foram assinadas ordens de serviço para obras no Aeroporto Regional de Barreiras, que totalizam um investimento de R$ 63,4 milhões.
Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que a demora no tempo de admissão dos pacientes transportados pelas ambulâncias é resultado do aumento do atendimento na unidade. “A alta demanda, agravada pelo aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), fez com que o tempo de admissão de pacientes ficasse acima da média“, apontou o órgão.
Fonte: Correio da Bahia