Ele responsabiliza o Governo Federal pela escalada de conflitos
O deputado federal Evair de Melo (Progressistas-ES) protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados para que o MJ (Ministério da Justiça) e a PF (Polícia Federal) investiguem e coíbam as invasões de terra promovidas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Sul da Bahia. Ele cobra providências imediatas para garantir a segurança dos produtores e proteger o direito à propriedade.
“As invasões se intensificaram na região, com a ação de grupos armados que ameaçam produtores, saqueiam lavouras e destroem patrimônio”, afirma.
“Em um dos casos recentes, criminosos roubaram mais de 600 sacas de café e 100 sacas de pimenta, além de vandalizarem equipamentos e expulsarem trabalhadores sob ameaça de armas”. O parlamentar denuncia, ainda, a omissão das autoridades locais, que não agiram para conter os atos de violência.
Evair de Melo critica a impunidade e afirma que a falta de resposta do Estado encoraja novas invasões. “Exigimos que o governo federal tome medidas rígidas contra os invasores, garantindo ordem no campo”, disse.
O parlamentar é presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e coordenador da Comissão Temática de Direito de Propriedade da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária).
Evair de Melo também responsabiliza o Governo Federal pela escalada de conflitos e cobra posição clara do Executivo. Ele alerta que a democracia depende de garantia de direito de propriedade e que qualquer tentativa o subverter será combatida com veemência. “O Brasil precisa de ordem, não de blindagem organizada sob o disfarce de movimento social”.