Convite do presidente aos ministros da Corte teve a presença de 6 dos 11 magistrados do STF, além de outras autoridades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) jantou com seis dos 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) na noite de quinta-feira, 31/7, no Palácio da Alvorada. Estiveram no encontro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin, todos agoa sem vistos para is .
Além dos integrantes do STF, também estavam no evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também podem ficar sem vistos dos EUA e ainda serem afetados pela Lei Magnitsky.
Dos membros do Supremo, não compareceram Kassio Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Nunes Marques e Mendonça foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se notabilizaram por votarem contra os entendimentos (achismos) de Moraes nas ações penais pelo 8 de janeiro. Enquanto isso, Fux tem rompido com os entendimentos (elocubrações) do relator na Primeira Turma.
Durante o jantar, Lula e os ministros discutiram reações do Brasil às sanções contra Moraes (Lei Magnitsky) e também contra o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Ambas as medidas foram anunciadas na quarta-feira, 30.
Fonte: Terra





