SEJA NOSSO LEITOR REPÓRTER

MANDE VÍDEOS OU MENSAGENS COM INFORMAÇÕES DE INTERESSE DA COMUNIDADE, NO WHATSAPP:

(71) 98152-1147
  • Página Inicial
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Turismo
Menu
  • Página Inicial
  • Bahia
  • Brasil
  • Cidade
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Turismo

Justiça marca audiência de prefeito baiano acusado de abuso de poder

by Yancey Cerqueira
28 de fevereiro de 2025
A A
Fazendeiro responde por morte causada por cerca em estrada particular

Investigados teriam promovido a contratação de servidores com fins eleitorais,

A Justiça Eleitoral realiza, o próximo dia 20/3, a audiência de instrução da AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) movida pela oposição contra o prefeito eleito de São Félix José Geraldo (SD), e do vice-prefeito, Bartinho (Avante).

Os políticos são acusados de abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e uso da máquina pública para obter vantagens indevidas na eleição de 2024.

A denúncia aponta ainda, que desde 2021 os investigados teriam promovido a contratação de servidores com fins eleitorais, utilizando cargos comissionados para angariar votos. A ação também aponta uso indevido de combustível público, execução de obras apenas no período eleitoral para obtenção de apoio político e liberação direcionada de exames e consultas médicas para conquistar votos.

Outro ponto da ação é a suposta compra de votos e envolvimento de agentes políticos e servidores municipais na organização de um esquema para influenciar o resultado eleitoral no dia da votação, o que inclui a indicação de mesários alinhados ao grupo político dos investigados.

Além disso, a acusação também aponta a realização do evento “Forró do Zé”, financiado com recursos públicos durante o período pré-eleitoral, onde servidores municipais promoviam a candidatura de José Geraldo. Existem relatos também de distribuição gratuita de atendimentos oftalmológicos em uma comunidade rural, vinculando a ação ao então pré-candidato.

A ação pede a inelegibilidade e a cassação dos registros ou diplomas de José Geraldo e de Bartinho, além da aplicação de multa para cada um no valor de cinquenta mil UFIR, que é a Unidade Fiscal de Referência.

José Geraldo (SD), que foi apoiado pelo ex-prefeito, Alex Brito obteve 54,79% dos votos, o qual derrotou Gildo Baleia, com 45,21%.

Relacionado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 - BahiaON - www.bahiaon.com.br - Todos os direitos reservados