Eclipse lunar total terá 58 minutos de duração na totalidade e deve ser a mais longo de 2026
Com aproximadamente 58 minutos de duração, o próximo eclipse lunar total, também conhecido como Lua de Sangue, será visível em apenas algumas regiões da Terra, sendo elas, as Américas, Oceano Pacífico, Ásia Oriental e Oceania.
O fenômeno, que acontecerá no dia 3 de março deste ano, acontece quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural.
O que é a Lua de Sangue
De acordo com o site especializado em astronomia Time And Date, a Lua de Sangue, nome popular dado ao eclipse lunar total, acontece quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua, assim projetando sombra sobre o satélite natural.
Vale lembrar que, neste fenômeno, a Lua não desaparece completamente, ela apenas ganha um tom avermelhado característico que chama atenção de quem observa o céu. Este efeito ocorre devido à similaridade com a luz solar direta bloqueada, parte da luz solar que atravessa a atmosfera da Terra e é desviada em direção à Lua.
Onde a Lua de Sangue será visível
Conforme informações da Nasa, a Lua de Sangue poderá ser visível na totalidade nas Américas, Oceano Pacífico, Ásia Oriental e Oceania. Em regiões da América do Sul e da Ásia Central, a observação será apenas parcial, enquanto grande parte da África e da Europa não terá visibilidade do evento.
Fonte: ND





