Petista Márcia Lopes entra no lugar de Cida Gonçalves. Nova troca ministerial acontece após denúncias de assédio moral na pasta
O presidente Lula nomeou nesta segunda-feira, 5/5, Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres. A nova chefe da pasta esteve no Palácio do Planalto, no fim da manhã, para assinar o termo de posse.
Márcia assume no lugar de Cida Gonçalves, após sofrer desgastes com denúncias internas de assédio moral. As conversas sobre a possível troca ocorrem há aproximadamente um mês.
A troca de mais uma ministra acontece na esteira da reforma ministerial que Lula tem feito com objetivo de melhorar o desempenho do governo e o impacto nas pesquisas de popularidade. Lula também mira melhorar a adesão do voto feminino nas eleições de 2026.
“Foi uma boa conversa com o presidente. Ele disse que quer ver as mulheres mais contentes, mais protegidas, que ele quer ver as mulheres em cada um dos 5.572 municípios desse país, que elas se sintam respeitadas, acolhidas, ouvidas, escutadas“, afirmou a assistente social, que volta a ocupar um cargo no primeiro escalão do governo petista.
A declaração foi feita ao lado da agora ex-ministra Cida Gonçalves, na sede do ministério, em Brasília, antes delas se reunirem para trabalhar na transição de comando.
Márcia Lopes lembrou que este será um ano importante, pois a pasta organizará a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para ocorrer entre 16 e 19 de setembro (o País das reuniões sem solução).
Fonte: Agência Brasil