Atrasos em horários e veículos com problemas, principalmente nos aparelhos de ar-condicionado são reclamações recorrentes
Quem utiliza os serviços de transportes da Jauá, que faz linha para Candeias, Madre de Deus e outras cidades da Região Metropolitana e Recôncavo tem somente a reclamar pela má prestação de serviços em vários aspectos.
O mais grave deles é o não cumprimento dos horários, seja no Terminal Rodoviário de Salvador ou mesmo nas cidades-destino.
Na segunda-feira, 12/12, na rodoviária da capital baiana, o carro 2341, que faz a linha para Madre de Deus, que deveria sair às 11h20 do Terminal de Salvador, chegou apenas às 11h55 e iniciou a viagem somente às 12h02, um inexplicável atraso de 42 minutos. A ônibus da linha, que passa por Candeias, saiu superlotado com passageiros aceitando inclusive ir em pé.
Já o carro que ia para Candeias com previsão de saída às 12h chegou também atrasado, e deixou o terminal de Salvador somente ás 12h20.
Mais problemas
Em Candeias, o carro que vem de Madre de Deus e deveria sair ás 16h30 chegou ás 16h49, e deixou o terminal candeense praticamente às 17h, mais uma vez, fora do horário.
Nesse ônibus, o ar-condicionado derrama água sobre os bancos ou os passageiros. O carro saiu lotado com ao menos 10 passageiros em pé.
Também a higiene e limpeza são questionados pelos passageiros em razão dos constantes atrasos, o que nem sempre permite fazer o trabalho.
A fiscalização do serviço é de responsabilidade da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia), que tem uma Ouvdioria.
Passageiros consultados dizem que “reclamar à Agerba é a mesma coisa um falar com um poste. Aliás, como poste a gente sabe a resposta. Da Agerba, a gente esperava”.