O Papa Francisco aceitou hoje, 15/04, o pedido de renúncia apresentado por dom André Marie Gerard Camilla de Witte ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa, na Chapa Diamantina a 333 km de Salvador.
A Diocese administra paróquias em 23 cidades entre a Chapada Diamantina, além de Ruy Barbosa, Itaberaba, Utinga, Boa Vista do Tupim, Lajedinho, Wagner, Ibiquera e Itaetê, e Bacia do Jacuípe, como Baixa Grande, Ipirá, Mairi, Pintadas, Várzea da Roça e Várzea do Poço.
No ato, o Santo Padre nomeou como bispo titular da mesma diocese dom Estevam dos Santos Silva Filho, atualmente bispo auxiliar na Arquidiocese São Salvador, na Bahia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom André de Witte.
Novo bispo emérito
Com a decisão do Papa, dom André torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.
Dom André completou 75 anos no dia 31 de dezembro passado. Ele é o quarto bispo da diocese de Ruy Barbosa, cargo que assumiu em 28 de agosto de 1994, após substituir dom Mathias William Schmidt. A ordenação presbiteral foi em 6 de julho de 1968. Foi nomeado bispo no dia 8 de junho de 1994, pelo então Papa João Paulo II. Adotou como lema episcopal a frase: “Cristo Sempre”.
Fonte: CNBB