Aos policiais, o homem relatou que capturou os pássaros em Itabira (MG) com o intuito de criá-los em sua residência, no interior da Bahia
Os policiais rodoviários federais faziam, no sábado, 10/2, fiscalização no quilômetro 830 da BR 116, trecho do município de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, quando abordaram um ônibus que seguia de Belo Horizonte (MG) com destino a cidade de Recife, no Pernambuco.
Ao subirem no veículo, a equipe realizou os procedimentos de fiscalização, e com um dos passageiros foram encontrados dois pássaros conhecidos popularmente por Coleirinha. As aves estavam confinadas dentro de pequena gaiola que foi colocada dentro de uma bolsa de viagem, ambiente escuro e sem a ventilação adequada.
Dada às circunstâncias, o homem de 46 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais. Ele disse que levaria as aves para criação própria em sua residência, localizada na cidade de Catu (BA).
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98).
Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental CETAS.
Fonte: Nucom PRF/BA