Eleição para novos dirigentes nacional, estaduais e municipais ocorrem em todo Brasil neste domingo
Filiados do PT (Partido dos Trabalhadores) de 381 municípios baianos vão às urnas, neste domingo, 6/7, para votar nos novos presidentes da sigla no estado, por meio do PED (Processo de Eleição Direta) de 2025 e renovar as direções municipais, estadual e nacional do partido. Iniciado às 9 horas, o processo para escolha dos dirigentes dos diretórios será realizado até as 17 horas nas mais de 380 cidades do estado e também em todo o Brasil.
A grande quantidade de cidades que terão disputa mostra a capilaridade, a força e a disposição da militância e deve confirmar o PT Bahia como um dos maiores do país. No estado, são 480 candidaturas municipais e 63 zonais. Para a presidência do Diretório Estadual, cinco nomes concorrem à sucessão do atual presidente da legenda, Éden Valadares: Gabriel Cavalcante, Jonas Paulo, Paulo Riela, Rodrigo Pereira e Tássio Brito.
O dirigente estadual do PT ressaltou o grande empenho de todos os diretórios para fazer “deste PED o maior, mais participativo e mais democrático da história do Partido dos Trabalhadores em nosso estado”. “E esperamos sair desse PED com uma agenda unificada para os desafios eleitorais de 2026”, disse Éden, sobre o pleito majoritário para a presidência, o Governo do Estado, as bancadas federais na Câmara dos Deputados e estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia.
“É importante ter o partido cada vez mais organizado, em diálogo constante com a nossa base, a militância, os movimentos e sindicatos e conectado à nova realidade social e do mercado de trabalho. Isso tudo é fundamental para a disputa em 2026, para reeleger o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues e nossos deputados federais e estaduais para aprofundar o projeto de desenvolvimento sustentável e inclusão social do Partido dos Trabalhadores em nossos municípios“, reiterou o presidente do PT Bahia.
Secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó) destacou que está tudo pronto para a realização do PED no domingo. “Acredito que vai ser um processo riquíssimo de renovação e oxigenação do partido no estado da Bahia. Acreditamos que o PT sairá muito mais forte desse processo e mais unificado para que a gente possa conduzir as eleições de 2026 e reeleger o governador e o presidente Lula“, destacou.
Resultado – O resultado final do Processo de Eleição Direta será divulgado na terça-feira (08), após a contagem de votos de todas as urnas no estado. Na segunda-feira (07), o presidente Éden Valadares e o secretário de Organização do PT Bahia farão um balanço parcial da votação para a escolha dos novos dirigentes em coletiva às 16 horas, na sede do PT Bahia, na Rua Ilhéus, Rio Vermelho, 143.
Fonte: Ascom PT/BA