A Polícia Federal deflagrou a Operação DOZE MALAS, nesta quarta-feira, 26/7, com o objetivo de aprofundar investigação acerca da prisão de 8 passageiros por tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Fortaleza em 30/04/2023. Um Mandado de Prisão Temporária e um Mandado de Busca e Apreensão foram cumpridos em Salvador, na Bahia. A atuação se deu em conjunto com a Polícia Militar da Bahia (BPCHQ e BPATAMO) e GAECO/MPBA.
As investigações iniciaram a partir do flagrante de 8 pessoas tentando embarcar de Fortaleza a Lisboa – Portugal em um mesmo voo no dia 30/04/2023, com malas similares contendo 23kg de cocaína ocultada nas 8 malas. O inquérito da PF apontou indícios de que as amostras de droga contidas nas bagagens distintas tinham uma mesma característica química.
O trabalho investigativo indicou ainda a atuação de uma mulher, de 27 anos de idade, no crime flagrado, residente em Salvador e vinculada a uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas. A mulher cooptou os presos em flagrante, organizou a viagem, inclusive a aquisição passagens e estadia e monitorou a prática criminosa dos oito flagrados.
Policiais federais cumpriram Mandado de Busca e Apreensão na residência da suspeita e a investigada foi presa temporariamente, em cumprimento a mandados judiciais da 11ª Vara Federal de Fortaleza/CE, decorrente das investigações da PF. Há indícios de atuação da suspeita em outra atuação da organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas flagrado naquele mesmo dia 30/04, tendo sido presos em flagrante 4 brasileiros em Lisboa, por transportarem cocaína de Recife/PE para Lisboa – Portugal em 4 malas com quantitativos similares às apreendidas em Fortaleza/CE.
A investigada pode responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico de drogas, com penas somadas de até 35 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados, a partir da análise do material digital apreendido. As investigações continuam, com análise do material apreendido.
Fonte: Sucom / PF/BA





