A Prefeitura de Salvador formalizou hoje (21) a implantação de 39 novos leitos de UTI contra o novo coronavírus. Os leitos estão distribuídos da seguinte forma: 10 no Hospital Municipal (HMS), 5 no Hospital Português (HP), 14 no Hospital Santa Izabel (14) e 10 pediátricos no Hospital Martagão Gesteira (HMG). Desses, oito já estão ocupados: cinco no HMS e 3 no HSI. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Leo Prates, em coletiva virtual.
“Ainda não chegamos a um estágio de pré-colapso do nosso sistema de saúde. Hoje, Salvador ainda tem uma situação mais confortável em relação a outras cidades. Mas estamos nos preparando. Se não houver contenção, se as medidas de isolamento social não forem respeitadas, se houver um relaxamento das pessoas, há risco concreto de que, em maio, a gente tenha um crescimento mais intenso dos casos de Covid-19. Por isso, pedimos que as pessoas continuem em casa e, se houver necessidade de sair, que o façam usando máscaras. Nós estamos fazendo os esforços necessários para evitar o pior”, disse ACM Neto.
O prefeito ainda afirmou que está trabalhando, junto com o governo do estado, para ampliar o número de leitos disponíveis. “A meta é, no total, com os esforços de todos os envolvidos, possamos disponibilizar 700 novos leitos contra a pandemia na cidade”, concluiu.