A Prefeitura de Conde, no Litoral Norte baiano a 185 km de Salvador, enviou nota à redação do Bahia Online, onde contesta as informações sobre demissões em razão do momento político. A reportagem ( https://bahiaon.com.br/secretarios-municipais-baianos-intimam-funcionarios-com-ameacas-para-reunioes-politicas/) cita comissionados e contratados e não servidores que, em quase todos os casos – exceção do período de estágio probatório – têm estabilidade.
A NOTA na íntegra:
“A matéria divulgada no dia 02 de agosto de 2024, no site Bahia Online, com o título “Secretários municipais baianos intimam funcionários com ameaças para reuniões políticas” cujo texto inclui o Município de Conde, NÃO PROCEDE.
Na citada matéria apresenta alegações de que a Secretária de Saúde do Município de Conde-Bahia teria demitido funcionários com base em suas orientações políticas e não por questões de desempenho ou necessidades administrativas e que também estaria ameaçando funcionários a postarem nas suas redes sociais fotos dos candidatos apoiados pela gestão atual.
Em resposta a essas alegações infundadas, a gestão municipal reafirma que não procedem os fatos aduzidos na matéria noticiada e não há retaliação ou discriminação de servidores públicos ou terceirizados com base em suas afiliações políticas.
O processo de desligamento, quando necessário, é conduzido de acordo com a legislação, após procedimentos internos, com total respeito aos direitos dos funcionários.
A Secretária de Saúde, esclarece que há no quadro da Secretaria de Saúde alguns servidores e colaboradores que são declarados apoiadores de outros grupos políticos, ressaltando que há na Prefeitura um colaborador que é pré-candidato a prefeito e que todos tratam com muito respeito.
A principal prioridade da administração é assegurar a eficiência e a eficácia dos serviços prestados à comunidade. As decisões de gestão visam sempre melhorar o atendimento à população e promover um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo para todos os servidores.
Reiteramos nosso compromisso com uma gestão justa e ética e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Prefeitura de Conde”.