Segundo o Inema (Instituto de Meio Ambiente de Recursos Hídricos da Bahia), a tendência do tempo na Bahia nesta sexta-feira, 6/8, é dd instabilidade em parte do litoral baiano, em virtude da convergência de umidade do oceano para a costa, sendo que, os maiores acumulados deverão acontecer na região do Baixo Sul com chuvas periódicas de intensidade fraca a moderada. Nos demais municípios litorâneos o dia terá variação de nebulosidade e chuvas isoladas. A previsão para as demais regiões do estado se manterá com céu claro a sol entre nuvens e sem chances de chuva.
No sábado, 7, o dia se manterá com instabilidade nas localidades litorâneas e tempo firme em todo o centro Oeste baiano. O deslocamento de umidade do oceano para a costa provocado por uma alta pós-frontal deixará o dia com um aumento gradual de nebulosidade e chuvas de intensidade fraca a moderada a partir do final da tarde nas regiões do Recôncavo e Litoral Nordeste, assim como, possibilidade de chuvas isoladas nas demais cidades costeiras. No restante do estado, tempo firme e céu claro.
Já no domingo, 8, existe a possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada ao longo de todo o litoral, sendo que os maiores volumes são esperados para o Baixo Sul. Regiões Sudoeste, Recôncavo e Nordeste terão possibilidade de chuvas isoladas, sobretudo a partir do final da tarde. Regiões Oeste e São Francisco manterão a condição de céu claro, baixa umidade relativa e tempo firme. Regiões Norte e Chapada Diamantina deverão ter o dia com sol entre nuvens e sem chances de chuva.
Tendência para a segunda-feira, 9
Tendência de tempo firme em todo o estado da Bahia, apenas os municípios litorâneos do Recôncavo e Nordeste terão chances de chuvas de intensidade fraca a moderada.
Chuva registrada no período das 09h do dia 5/8 às 9h hoje
Nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas nos seguintes municípios: Simões Filho (30,6 mm), Pau Brasil (27,6 mm), Lauro de Freitas (27,4 mm), Candeias (27,2 mm), Itaparica (25,2 mm), Igrapiúna (23,4 mm), Itapebi (21,4 mm), Feira de Santana (19 mm), Camacã (17,6 mm) e Jussari (15,4 mm). No município de Salvador foram registrados volumes de chuvas nos seguintes bairros: Alto do Peru (40,2 mm), Cabula (29,7 mm), Monte Serrat (28,7 mm), Pirajá (27,8 mm), Caminho das Árvores (26,7 mm), São Caetano (26,5 mm), Rio Sena (25,6 mm), Cosme de Farias (23,4 mm), Federação (19,6 mm), Tancredo Neves (18,6 mm), Itapuã (18 mm), CAB (17,7 mm), São Tomé do Paripe (17,1 mm), Ondina e (16,9 mm). Nos demais postos de coleta distribuídos ao longo do estado da Bahia, não foram registrados volumes superiores a 15 mm de precipitação.
Fonte: Ascom Inema/BA