O Inema (Instituto de Meio Ambiente de Recursos Hídricos da Bahia), prevê na Bahia, que o longo desta sexta-feira, 17/12, o tempo na Bahia deverá permanecer instável em parte do Oeste, Sudoeste, Sul e Recôncavo baiano. Durante o período, estão previstos eventos de chuva de curta duração, variando entre fraca e moderada, sendo os maiores volumes esperados para o Extremo Oeste e litoral do Recôncavo (incluindo Salvador e RMS). Já nas localidades pertencentes à Chapada Diamantina, Norte e Nordeste, o predomínio maior será de céu parcialmente nublado a claro e sem chance de chuva.
Para o sábado, 18, a previsão é de que áreas de instabilidade avancem, atingindo grande parte do território baiano, deixando o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas em toda faixa centro-sul e oeste. Ressalta-se que os maiores acumulados poderão ocorrer em pontos isolados da Chapada Diamantina e extremo oeste baiano. Esta previsão de tempo nublado e chuvoso também é válida para Salvador e RMS. Somente na faixa norte do Estado, o céu deverá apresentar maior variação de nebulosidade, porém com pouca chance de ocorrer chuva.
No domingo, 19, as áreas de instabilidade, presentes sobre a Bahia, deverão se intensificar, fazendo com que o tempo permaneça com nuvens carregadas e com alta probabilidade de chuvas. Esta chuva deverá variar entre moderada a forte, podendo vir acompanhadas de trovoadas em todo setor oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul. Já no Recôncavo, Norte e Nordeste, o céu deverá ficar com variação de nebulosidade e com chances de chuva fraca.
Tendência para a segunda-feira, 20
Tendência de céu encoberto e chuvoso em toda a Bahia. Acumulados expressivos de chuvas são esperados para toda faixa central e oeste do Estado.
Chuva registrada no período das 9h do dia 16/12 às 9h de hoje
Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas moderadas em Érico Cardoso (51,2 mm), Candeias (25,2 mm), São Francisco do Conde (21,6 mm), Cocos e Simões Filho (21,4 mm). Nas demais áreas, onde também houve registro de chuva, os acumulados não chegaram a ultrapassar 15 mm.

Fonte: Ascom Inema/BA





