Os pássaros eram mantidos presos em gaiolas. Responsável foi autuado e responderá por crime ambiental.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi acionada, na quarta-feira, 16/3, em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco a 434 km de Salvador, para averiguar uma denúncia de crime ambiental.
A informação que chegou é que pássaros silvestres da fauna brasileira eram mantidos aprisionados em um imóvel residencial.
Prontamente, equipe da PRF diligenciou e saiu para o local indicado. Ao adentrarem na residência, encontraram pássaros de diversas espécies conhecidas popularmente como cardeal, pássaro preto, papa capim, tico-tico, trinca-ferro, coleira e caboclinho.
Foi identificado o proprietário da casa, um homem de 35 anos, que confessou ser o responsável pela criação dos animais e disse que não tinha autorização do órgão ambiental.
Dada às circunstâncias, foi lavrado o TCO (Circunstanciado de Ocorrência) e o responsável se comprometeu a comparecer em audiência na Justiça Criminal, onde responderá por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.
Foi realizada uma avaliação e verificado que os animais estavam em condições de serem reinseridos na natureza e foram soltos no habitat.
Fonte: Nucom PRF/BA