A eleição vai ser realizada apenas no dia 22 de dezembro, mas a composição foi acertada na base do prefeito
As negociações chegaram ao entendimento na base do prefeito Carlos Matos (UB) e o presidente, o vice, o primeiro e segundos secretários da Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe foram escolhidos pelos 8 vereadores que hoje votariam em propostas do Executivo.
De acordo com levantamento da redação, o vereador Raimundo Falconeri (Chuá da Farmácia) vai presidir o Legislativo no biênio 2023/2024 tendo Nem de Aureliano como vice-presidente e João Igor e Professor Magno na primeira e segunda Secretarias. Desses, apenas João Igor não foi eleito na base do prefeito.
Com isso, fracassaram as articulações da oposição para manter a Presidência do Legislativo, hoje com o vereador Zil de Barreiros (PCdoB). Nomes como Beto de Eny estariam na possibilidade de assumir o comando da Casa.
A eleição para escolha do presidente demais integrantes da Mesa Diretora da Câmara vai ser realizada no dia 22 dezembro quando vai eleito cada um dos indicados.
Os 7 nomes que devem votar com Chuá, são: Meidian da Chapada, Nem de Aureliano, Professor Magno, Boca de Deus, além de Franklin Santana, João Igor e Marquinho Leão.
Raimundo Falconeri é dos nomes históricos que apoiam a Família Matos que, por três mandatos, foi eleita para a Prefeitura: Valfredo Matos (falecido), Tânia Matos, mulher de Valfredão, como era conhecido, e agora Carlos Matos que exerce o primeiro mandato como prefeito podendo se candidatar á reeleição em 2024.
Chuá da Farmácia já foi candidato a vice prefeito e exerce o primeiro mandato como vereador.





