Com menos de 45 dias de saída da ViaBahia na administração das BRs 116 e 324 piora a situação das pistas
“Se com o INSS é ruim, pior sem ele”. Essa frase era e é recorrente de quem utiliza o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), criado em 27 de junho de 1990, através do Decreto nº 99.350 no governo Fernando Collor de Mello, com a fusão de IAPAS com o INPS, que atende praticamente toda a população brasileira. Somente empresários, políticos (atendimento do plano especial pago pelo contribuinte) e ricos não utilizam o Instituo. Se calcula mais de 160 milhões de brasileiros que recebem apoio do órgão, subsidiado quase todo com verba do trabalhador (10% do salário) e empresários (20% sobre a folha de pagamento).
Situação pode ser comparado ao caos que se encontra, principalmente, a BR 324 no trecho de Salvador a Feira de Santana, e vice-versa.
Se antes eram centenas de buracos, hoje são milhares que danificam pneus, suspensão e até causam acidentes.
Caos hoje
Neste sábado, 28/6, no sentido Feira de Santana, logo apoio viaduto da BA 523,estrada que liga Candeias a São Sebastião do Passé, há um engarrafamento de mais de 7 km que motoristas levam entre 1h30 a 2h para vencer. Não é diferente também antes do viaduto que dá acesso a Região Sisaleira, cidades como Serrinha, ou o Contorno de Feira no Sentido da BR 116, outro congestionamento de mais de 7 km medidos por um passageiro que passou pela Princesa do Sertão entre 11h30 e 12h.
Além disso, em praticamente toda extensão dos 108 km entre a capital baiana e a maior cidade do interior, são buracos e crateras, muitas causadas pela chuva constante nos últimos 60 dias na área, mas também resultado do capricho de cancelar o contrato coma ViaBahia que custou ao erário quase R$ 900 milhões.
Não que a ViaBahia prestava um serviço de qualidade, mas era necessária uma transição que não provocasse os problemas e sérios transtornos que motoristas hoje constatam. Além de pagar pedágio (imoralidade porque já se paga IPVA com esse intuito), o brasileiro fica obrigado a pagar essa bitributação que a Constituição Federal proíbe, mas o Governo convence (?) os parlamentares a mudarem as leis e regras.
A ViaBahia assumiu em 2009 quando os governos federal e baiano eram do PT (Partido dos Trabalhadores) e quem paga a conta são os contribuintes com uma das maiores cargas tributárias do Mundo, hoje quase 35% (cresceu 2,5 p.p de janeiro de 2023 a hoje).
Hoje, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) sempre envolvido em corrupção de todo nível, é responsável pelas vias. Resta apenas ter mais paciência e esperar.