A pedido da Secretaria de Esporte e Lazer, que hoje emitiu nota insossa, campeonato poderia ser suspenso ‘sine die’, mas a Liga decidiu como deve ser
Em reunião extraordinária, no fim de semana, entre dirigentes da LIDESP (Liga Desportiva de Serra Preta) e os diretores de Clubes do Acesso para o Municipal de 2026, foi decidido que a competição vai ser realizada independente do apoio ou não da Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura, que, inicialmente, tentou suspender além dessa competição também o Campeonato Feminino, esse sem data.
Durante a reunião, foi apresentado o Regulamento dos Campeonatos que obriga a queda de 2 (dois) Clubes do Municipal para o Acesso e subida de 2 (duas) Equipes para a elite no ano seguinte. O não cumprimento da regra poderia acarretar ações judiciais que prejudicariam o futebol serra-pretense.
Depois dessa decisão de não recuar, a Secretaria de Esporte e Lazer, que tem menos de 1 ano de existência enquanto a LIDESP já completou 35 anos administrando e organizando o futebol feminino e masculino de Serra Preta, entidade municipal hoje emitiu uma nota de esclarecimento que nega evidências e ainda afirma que “é preciso ter cuidado com pessoas que disseminam ódio que são defensores do quanto pior melhor”.
A afirmação parece deixar claro que não se deve divulgar em meios de comunicação fatos como:
1 – O tratamento dado às delegações de Itaberaba e Tapiramutá no Estádio Zelito Leite;
2 – A tentativa de ‘intervenção branca’ na LIDESP que serviria apenas para assinar documentos atestando a realização de jogos e competições que a Liga tem o direito de organizar;
3 – Se havia essa suposta boa relação com a Liga por que os repasses financeiros não foram feitos nos prazos acordados ao ponto dos jogadores se recusarem a treinar?
4 – O episódio da Polícia Militar chamada ao Estádio Zelito Miranda foi presenciado por diversas pessoas e quem chamou foi a Secretaria de Esporte e Lazer.
Fatos que agradem ou não, precisam e devem ser divulgados, principalmente, pela importância do futebol para a comunidade de Serra Preta e, se foi criada uma Secretaria, essa deveria entender e respeitar a relevância da LIDESP, filiada à FBF (Federação Bahiana de Futebol) e sem a qual Serra Preta não participaria do Intermunicipal, e hoje praticamente garantida na 3ª Fase do campeonato.
A nota a Secretaria tem colocar uma peneira sob o sol e ainda afirma que a Prefeitura está com dificuldades financeiras, Basta ler a notícia: https://bahiaon.com.br/serra-preta-receita-cresce-mais-de-43-e-prefeitura-alega-falta-de-dinheiro/ , onde fica claro o crescimento da receita de 2024 para 2025, dados do demonstrativo do BB (Banco do Brasil). A Nota não foi enviada à redação e, por isso, não nos sentimos na obrigação de publicar.
Importante
Relevante frisar que, se a LIDESP e Secretaria dizem que a normalidade voltou na relação entre as entidades, é importante para o futebol serra-pretense que não depende apenas de pessoas, mas de ações altruístas e nobres que não prejudiquem os desportistas da cidade. O ditado cabe aqui: “mato tem olho e parede tem ouvido” e há pessoas que não concordam que devaneios nem prepotência.
Jogos
Ontem a seleção de Serra Preta empatou por 2 a 2 com Biritinga no Zelito Leite e, praticamente, garantiu participação na 3ª Fase. Gil e Marlos marcaram para os serra-pretenses. O jogo de volta vai ser no domingo, 29, em Biritinga.





