Anúncio foi feito por meio de uma publicação na rede social Truth, em resposta à decisão judicial promulgada mais cedo nesta sexta-feira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 20/2, a imposição de uma tarifa global de 10% sobre importações. A medida se deu após a Suprema Corte norte-americana derrubar o tarifaço imposto pelo republicano em abril de 2025.
“Hoje assinarei uma ordem para a imposição de tarifas globais de 10%, sob a Seção 122 [da Lei do Comércio], sobrepostas às tarifas já impostas. Nós também estamos instaurando uma série de investigações sob a Seção 301 para proteger nosso país de práticas comerciais injustas“, afirmou.
O anúncio foi feito em uma postagem na rede social Truth. No texto, Trump também se disse ‘envergonhado por alguns membros da Suprema Corte’ e afirmou estar ‘desapontado’ com a decisão.
Mais cedo nesta sexta-feira, a Suprema Corte dos EUA decidiu, por seis votos a três, que o aumento de tarifas decretado por Trump sobre importações de vários países é ilegal. Segundo a decisão, o presidente excedeu sua autoridade ao impor tarifas por meio de uma lei reservada para emergências nacionais.
Na postagem, Trump afirmou que a decisão do colegiado fez com que os poderes presidenciais para a regulamentação do comércio e imposição de tarifas ficaram ‘ainda mais poderosos e claros’.”Não haverá mais dúvida, e a entrada de recursos e a proteção às nossas companhias e país serão ainda maiores por causa dessa decisão“, declarou. Mais cedo, Trump falou em um ‘plano B’.
Fonte: Terra





