O foco foi conscientizar os passageiros sobre a importância do uso do cinto de segurança em transportes públicos
Os policiais rodoviários federais realizaram um Comando Educativo na unidade operacional da PRF em Simões Filho, na RMS (Região Metropolitana) a 22 km de Salvador. O objetivo foi sensibilizar passageiros de ônibus sobre os riscos durante as viagens.
Os policiais abordaram ao todo 18 ônibus e a ação atingiu 476 pessoas, além dos motoristas profissionais. Passageiros de ônibus, entre eles muitas crianças, receberam orientações como a importância do uso do cinto de segurança em ônibus, por exemplo. A falsa sensação de segurança, por tratar-se de um veículo de grande porte, além de outras situações, acarretam em muitas pessoas não usarem o dispositivo quando viajam de ônibus. O risco de lesões graves em um acidente envolvendo coletivos é bastante alto, no caso da não utilização do cinto.
Além disso, os motoristas realizaram o teste do etilômetro, os ônibus foram fiscalizados quanto aos documentos, equipamentos obrigatórios e itens de segurança. Também foram explanados temas sobre a importunação sexual em transporte coletivo de passageiros, os cuidados com os pertences e bagagens, entre outros.
A PRF ressalta que a ação visa proporcionar uma reflexão sobre a segurança no trânsito e a adoção de condutas positivas durante a viagem. E lembre-se: Juntos, podemos transformar as rodovias e estradas em lugares mais seguros para todos.
Fonte: Nucom / PRF/BA