Clubes estudaram mais do que jogaram e oportunidades apareceram apenas na segunda etapa
Cruzeiro e Bahia ficaram no empate por 1 a 1, na noite de sexta-feira, 18/10. O jogo, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorreu no Mineirão. Os gols da partida foram de Gabriel Verón e Luciano Rodríguez.
Os mais de 34 mil torcedores que compareceram ao Gigante da Pampulha puderam ver uma partida equilibrado entre os comandados de Fernando Diniz e Rogério Ceni. Os dois times marcaram, mas não siaram do empate.
O primeiro tempo foi marcado por muito estudo entre as equipes. O Bahia fez marcação-pressão em vários lances na saída de bola da Raposa, e, em muitas jogadas, conseguiu roubar a bola, mas não produziu nas finalizações.
Além disso, o Tricolor de Aço explorou bolas enfiadas entre a defesa do Cruzeiro, mas o time mineiro fez um trabalho de linha alta que funcionou. Nos lances explorados, Everaldo e Biel saíram em impedimento. A melhor oportunidade do Bahia foi com Biel, que recebeu livre na ponta esquerda, e Cássio fez a defesa.
Já o Cruzeiro explorou a saída rápida nos contra-ataques, principalmente com passes interligando Matheus Pereira e Kaio Jorge. O time de Diniz, quando tinha a posse de bola, fez um jogo muito versátil, com seus jogadores tendo liberdade para sair de suas posições. O melhor lance da Raposa saiu pela direita, com um passe para Kaio Jorge, que chutou firme, e Marcos Felipe conseguiu defender a bola.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a partida melhorou. As duas equipes intensificaram o ataque e criaram mais chances. O Cruzeiro se dispôs mais ao campo ofensivo, e, aos 16 minutos, Matheus Pereira fez uma bela jogada e, com um passe espetacular, encontrou Gabriel Verón livre na área, que tocou por cima do goleiro, fazendo a Nação Azul explodir no Mineirão. Na sequência, o Cruzeiro marcou mais um gol, contudo, o VAR apontou impedimento de Villalba na jogada, e o juiz anulou.
O Bahia, no segundo tempo, seguiu explorando as bolas enfiadas entre a defesa do time mineiro. Em um lance de contra-ataque, Ademir partiu em velocidade pela direita e achou Luciano Rodríguez, que só escorou a bola para o fundo das redes de Cássio.
Após o gol sofrido, o Cruzeiro se lançou ao ataque, mas não conseguiu ser efetivo contra a boa defesa do Bahia. Já o Tricolor de Aço buscou o contra-ataque, e com Ademir o time baiano quase fez o segundo, mas parou em Cássio.
Com o fim do jogo, o Cruzeiro permanece na oitava colocação, com 44 pontos. Já o Bahia volta ao G6, com 46 pontos. O próximo jogo da Raposa é contra o Lanús, pela semifinal da Copa Sul-Americana. Já o Bahia volta a campo contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro.
Ficha Técnica
Cruzeiro 1×1 Bahia – Campeonato Brasileiro (30ª rodada)
Local: Mineirão
Gols: Gabriel Veron, aos 15 minutos do 2º tempo, Luciano Rodríguez, aos 36
Cartão amarelo: Matheus Pereira (Cruzeiro) Everton Ribeiro, Juba (Bahia)
Público: 34.473 (presente)
Renda: R$ 1.197.697,60
Arbitragem: Flávio Rodríguez de Souza (SP), auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Cruzeiro: Cássio, William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Walace (Peralta), Lucas Romero e Matheus Pereira; Barreal (Jhosefer), Kaio Jorge e Gabriel Veron (Mateus Vital). Técnico: Fernando Diniz.
Bahia: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Juba (Iago Borduchi); Jean Lucas, Thaciano (De Pena), Everton Ribeiro e Cauly (Ademir); Biel (Rafael Ratão) e Everaldo (Luciano Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Fonte: Terra