Dados foram levantados pela redação do BahiaOn
Segundo pesquisa da redação o BahiaOn com fontes ligadas à Polícia, nos dias de São João, 23 a 26/6, período de festas nas cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé (que no total somam 194,6 mil habitantes) registraram 403 ocorrências policiais sem gravidade. Em nenhuma das cidades, houve registro de crime violento, apenas agressões leves, furtos, roubos e ameaças verbais.
Os dados indicam que, em Candeias, que tem 87,8 mil habitantes, ou 45,1% da população total, foram 389 ocorrências, ou 96,5% dos fatos com registro policial. De acordo com o que foi apurado, a área onde foi realizada a festa era inadequada e sem condições ideais para um efetivo policiamento, o que propiciou essa enorme quantidade de delitos (quase 98 por dia, ou 3,2 por hora).
Em Madre de Deus, a cidade tem a menor população com 21,7 mil moradores, não houve registro de ocorrência.
Em São Francisco do Conde, cidade com 40,6 mil habitantes, foram apenas 4 ocorrências, ou 3,47% do total, no mesmo período, também sem gravidade. A festa é realizada em área totalmente asfaltada ou calçada.
Em São Sebastião do Passé, com 44,5 mil habitantes, também não foi registrada nenhuma ocorrência policial.
Nas 4 cidades, a jurisdição é da 10ª CIPM (Companhia Independente da Policia Militar da Bahia) e cada uma tem uma DT (Delegacia Territorial).