Presidente do TSE vetou propaganda que governo federal faria com o slogan ‘o futuro escrito em verde e amarelo’
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, decidiu proibir uma campanha publicitária do governo federal sobre os 200 anos da Independência do Brasil. O slogan seria “o futuro escrito em verde e amarelo“.
Esta semana, ele proibiu rede de rádio e TV sobre vacinação de varíola dos macacos. Na terça-feira, 23, ele vetou um pronunciamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em rede nacional, sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e de Multivacinação de 2022. O ministro entendeu que a mensagem que seria transmitida por Queiroga não estava “restrita ao objetivo educacional da campanha“, sendo impedida de ser transmitida durante o período eleitoral.
Segundo o magistrado, a ação do governo tem “viés político da campanha, conforme se extrai de vários trechos das peças publicitarias“. Moraes ainda destacou alguns trechos da propaganda que justificam a decisão:
“Brasil. A nação de um povo heroico“.
“Somos, há 200 anos, brasileiros livres graças à coragem constante. Porque a mesma coragem de Dom Pedro existe ainda hoje em milhões de Pedros Brasil afora“.
“A mesma bravura de Maria Quitéria existe em Marias empreendedoras por todo o País. Somos uma nação independente, que está escrevendo um futuro melhor. 200 anos de Independência do Brasil“.
“O futuro escrito em verde e amarelo. #FuturoVerdeAmarelo”.



