Segundo o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) informa que nesta sexta-feira, 30/10, começa a observar mudanças nas condições do tempo, com uma redução no volume e intensidade da chuva em toda a Bahia. Ainda assim, devido ao calor, eventos de chuva fraca e isolada esperada para algumas localidades do Oeste, parte da Chapada, Recôncavo e litoral. Já na faixa norte e nordeste o tempo seguirá com céu claro na maior parte do dia. As máximas esperadas devem atingir 42°C no setor oeste do estado.
No sábado, 31, não há previsão de novo sistema frontal, mas com o alto teor de umidade do ar que já existe aliada às temperaturas que começam a elevar-se, facilita a formação de nuvens de chuva sobre áreas do Extremo Sul das regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul. No restante da Bahia, o tempo já deve ficar mais firme ao longo do dia. As maiores temperaturas deverão atingir 43°C.
No domingo, 1º/11, devido ao calor e excesso de umidade, algumas pancadas de chuva deverão ocorrer em localidades da faixa Sul da Bahia, principalmente no extremo sul do Oeste e da Região Sul, onde há chance de chuva moderada em áreas isoladas. Os maiores índices de temperaturas nesse dia, ainda deverá se manter os 43°C, no interior do estado. Ao longo da Costa Litorânea a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia, enquanto que, na faixa norte o tempo seguirá com céu parcialmente nublado a claro ao longo do período.
Na segunda-feira, feriado de 2 de novembro, as áreas mais instáveis permanecem concentradas sobre toda a faixa ao sul da Bahia, onde as pancadas de chuvas moderadas são esperadas para algumas localidades do extremo sul do Oeste e Sul. Chuvas fracas e isoladas sobre a faixa costeira inclusive no litoral e tempo com predomínio de céu claro nas regiões do interior. As maiores temperaturas, variando entre 39°C e 41°C continuam predominando no interior oeste baiano.
Tendência para terça-feira, 3
A tendência para a terça-feira é de que áreas de instabilidades aumentem ao longo do litoral, aumentando as chances de continuidade das chuvas nessa faixa do estado. Para o interior, a condição é de tempo mais firme durante este dia.
Temperatura
Em Salvador e Região Metropolitana, a temperatura mínima no período deve ser de 23 graus e a máxima deve atingir 30graus.
No Estado, a temperatura mínima deve ser de 16 graus Barra e Vitória da Conquista e a máxima deve atingir 42 graus Bom Jesus da Lapa e 41 graus em Ibotirama.

Fonte: Ascom Inema/BA



