Brasil é o País que mais oferece vagas ao principal campeonato do continente, com seis fixas e que podem chegar a até nove classificações
Atlético Mineiro e Botafogo decidem o título da Copa Libertadores neste sábado, 30/11, às 17h (de Brasília), no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Mas não são só os torcedores dos times mineiro e carioca que estão de olho e aguardam, com ansiedade, pela final da Copa Libertadores de 2024. A decisão não só carimba o passaporte do representante da América do Sul para a disputa do Intercontinental, no final do ano, como também abre margem para que outros clubes possam sonhar com uma vaga na Liberta de 2025.
Desde 2013, quando o Galo foi campeão da Libertadores, os brasileiros dominam as decisões do torneio continental. Das 11 decisões, apenas quatro foram vencidas por clubes de outras nacionalidades. Só times do Brasil venceram o torneio desde 2019: Flamengo e Palmeiras, duas vezes cada, e Fluminense.
O domínio brasileiro também se reflete na quantidade de vagas disponibilizadas para a Libertadores. Neste quesito, o Brasil classifica, no mínimo, sete clubes, sendo seis pelo Campeonato Brasileiro e um pela Copa do Brasil. Com as vagas oferecidas pelas competições da Conmebol, esse número pode chegar a nove.
Pelo Brasileiro, os quatro primeiros clubes se classificam diretamente, enquanto o quinto e sexto colocado disputam a pré-Libertadores.
O regulamento do campeonato de pontos corridos prevê, também, que se um time classificado pelo Brasileirão vencer a Copa do Brasil, Libertadores ou a Sul-Americana, a vaga correspondente é repassada ao próximo melhor colocado. Ou seja, o G6 pode passar a ser G7 ou G8.
Corinthians, Bahia e Cruzeiro ‘secam’ final da Libertadores
Em 2024, o Brasil perdeu a chance de ter nove representantes na Libertadores de 2025 após o Cruzeiro perder na final da Sula diante do Racing, da Argentina, no último sábado, 23.
Já no Campeonato Brasileiro, alguns times já estão matematicamente classificados para a Libertadores de 2025: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Flamengo, que não podem mais ser alcançados.
Atualmente na 7ª colocação do Brasileiro, a Raposa ainda pode sonhar com a vaga na Liberta, já que o Flamengo, 5º colocado, assegurou a classificação automática após levar o título da Copa do Brasil.
A eventual conquista do Botafogo, líder no Brasileirão, representa, também, mais uma vaga repassada aos outros melhores colocados na tabela. Já o Atlético Mineiro, em 10º colocado no campeonato com 44 pontos, tem chances mais remotas de se classificar à Libertadores pelo campeonato de pontos corridos. Por isso, vai para o ‘tudo ou nada’ na final deste sábado.
Além do Cruzeiro, Bahia e Corinthians, atualmente 8º e 9º colocados, também ‘olham com bons olhos’ para uma possível conquista do Botafogo, o que abriria margem para mais uma vaga à pré-Libertadores.
Desde 2005, o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) divulga a probabilidade estatística de classificação de acordo com a tabela do Brasileiro. Para este ano, o Corinthians tem 36,8% de chances de buscar uma vaga na pré-Libertadores do ano que vem. Para o Bahia, as chances são de 32,7%, com três rodadas do Brasileirão restantes para os clubes.
Fonte: Terra